25/05/2018 as 07:53

Defesa hidrográfica

Comitê da Bacia Hidrográfica na campanha do Velho Chico

03 de junho é o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Comitê da Bacia Hidrográfica na campanha do Velho ChicoFoto: Ascom CBHSF

Pelo quinto ano consecutivo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), comemora no dia 03 de junho, o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco.

Para divulgar essa data o CBHSF lançou, em 2014, a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”. O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos.

Tendo a carranca como ícone, a ideia é chamar a atenção de todos para os graves problemas enfrentados pelo Rio e sua Bacia, e para a necessária e urgente revitalização, a fim de que o Velho Chico continue alimentando a vida e a esperança dos 18 milhões de brasileiros que dependem direta ou indiretamente de suas águas.

Para isso, serão realizadas uma série de atividades culturais e de educação ambiental, como distribuição de mudas, mobilização de crianças e adolescentes acerca do tema Rio São Francisco, através de totens interativos, shows musicais, barqueata, danças folclóricas regionais e muito mais.

Este ano, a campanha será realizada em duas cidades: Aracaju (SE) e Januária (MG).

Aracaju (SE)
No dia 03 de junho, a mobilização ocorrerá na orla, em frente ao Hotel do SESC (Atalaia).  Entre os dias 04 e 06 de junho, acontece no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Januária (MG)

Em Januária, as atividades serão realizadas entre os dias na orla do Rio São Francisco, 01 e 03/06, na Praça Patrocínio Motta.
II SBHSF

Juntamente com o lançamento da campanha será realizada, em Aracaju, a abertura do II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, promovido pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pelo CBHSF.

Com tema central “Desafios da Ciência para um novo Velho Chico”, o evento objetiva congregar cinco eixos temáticos: Governança, Qualidade e quantidade da água, Conservação e recuperação ambiental, Dimensão social e Dimensão saúde na expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional. Junta-se a este conjunto de temas as manifestações culturais que ocorrerão durante todo o evento.

A abertura oficial será no dia 03 de junho, às 18h, no Hotel do SESC, em Aracaju. O Simpósio será realizado na Universidade Federal de Sergipe, entre os dias 04 e 06 de junho. A programação pode ser acessada em: http://sbhsf.com.br

Coletiva de Imprensa

No dia 03 de junho, domingo, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, concederá entrevista coletiva para apresentar a Campanha e os projetos e ações que o CBHSF vem realizando em prol da revitalização do Velho Chico, entre os quais, o II SBHSF. A entrevista será realizada no Hotel do SESC, às 15 horas.

Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco

O Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e propõe que o dia 3 de junho seja de mobilizações simultâneas em toda a extensão da bacia, alertando a todos para a necessidade de revitalização do rio. Para mais informações sobre a campanha, acesse: http://virecarranca.com.br

Este ano, além da mobilização via redes sociais, as atividades serão realizadas em Januária (MG), região do Alto São Francisco, e em Aracaju (SE), no Baixo São Francisco.

O CBHSF

A Bacia do Rio São Francisco abrange 505 municípios em seis estados (Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e o Distrito Federal. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas. Saiba mais em: www.cbhsaofrancisco.org.br

 

Ascom CBHSF