25/05/2018 as 07:53

Defesa hidrográfica

Comitê da Bacia Hidrográfica na campanha do Velho Chico

03 de junho é o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco.


Comitê da Bacia Hidrográfica na campanha do Velho ChicoFoto: Ascom CBHSF

Pelo quinto ano consecutivo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), comemora no dia 03 de junho, o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco.

Para divulgar essa data o CBHSF lançou, em 2014, a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”. O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos.

Tendo a carranca como ícone, a ideia é chamar a atenção de todos para os graves problemas enfrentados pelo Rio e sua Bacia, e para a necessária e urgente revitalização, a fim de que o Velho Chico continue alimentando a vida e a esperança dos 18 milhões de brasileiros que dependem direta ou indiretamente de suas águas.

Para isso, serão realizadas uma série de atividades culturais e de educação ambiental, como distribuição de mudas, mobilização de crianças e adolescentes acerca do tema Rio São Francisco, através de totens interativos, shows musicais, barqueata, danças folclóricas regionais e muito mais.

Este ano, a campanha será realizada em duas cidades: Aracaju (SE) e Januária (MG).

Aracaju (SE)
No dia 03 de junho, a mobilização ocorrerá na orla, em frente ao Hotel do SESC (Atalaia).  Entre os dias 04 e 06 de junho, acontece no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Januária (MG)

Em Januária, as atividades serão realizadas entre os dias na orla do Rio São Francisco, 01 e 03/06, na Praça Patrocínio Motta.
II SBHSF

Juntamente com o lançamento da campanha será realizada, em Aracaju, a abertura do II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, promovido pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pelo CBHSF.

Com tema central “Desafios da Ciência para um novo Velho Chico”, o evento objetiva congregar cinco eixos temáticos: Governança, Qualidade e quantidade da água, Conservação e recuperação ambiental, Dimensão social e Dimensão saúde na expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional. Junta-se a este conjunto de temas as manifestações culturais que ocorrerão durante todo o evento.

A abertura oficial será no dia 03 de junho, às 18h, no Hotel do SESC, em Aracaju. O Simpósio será realizado na Universidade Federal de Sergipe, entre os dias 04 e 06 de junho. A programação pode ser acessada em: http://sbhsf.com.br

Coletiva de Imprensa

No dia 03 de junho, domingo, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, concederá entrevista coletiva para apresentar a Campanha e os projetos e ações que o CBHSF vem realizando em prol da revitalização do Velho Chico, entre os quais, o II SBHSF. A entrevista será realizada no Hotel do SESC, às 15 horas.

Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco

O Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e propõe que o dia 3 de junho seja de mobilizações simultâneas em toda a extensão da bacia, alertando a todos para a necessidade de revitalização do rio. Para mais informações sobre a campanha, acesse: http://virecarranca.com.br

Este ano, além da mobilização via redes sociais, as atividades serão realizadas em Januária (MG), região do Alto São Francisco, e em Aracaju (SE), no Baixo São Francisco.

O CBHSF

A Bacia do Rio São Francisco abrange 505 municípios em seis estados (Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e o Distrito Federal. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas. Saiba mais em: www.cbhsaofrancisco.org.br

 

Ascom CBHSF











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.