28/06/2018 as 10:06

Em Itabaiana

Deotap deflagra operação para apurar desvios de recursos públicos

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão no Matadouro e na sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Itabaiana.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Deotap deflagra operação para apurar desvios de recursos públicosFoto: SSP/SE

O Departamento de crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) cumpre, na manhã desta quinta-feira, 28, mandados de busca e apreensão no Matadouro e na sede da Secretaria Municipal de Agricultura do município de Itabaiana.

O inquérito foi instaurado para apurar suposto desvio de recursos públicos provenientes da arrecadação do tributo/taxa com o abate de animais no Matadouro. A informação é de que era cobrada uma taxa de 50 reais por cabeça de gado abatida.

Através de ofícios encaminhados pela Prefeitura ao Ministério Público, cerca de 2500 a 3900 animais foram abatidos entre 2015 e 2017. Com isso, o valor recolhido com essa taxa cobrada pelo serviço público girou em torno de 24 mil  a 39 mil reais.

Segundo a Prefeitura de Itabaiana, era cobrada a quantia de 10 reais por boi abatido. Entretanto, o valor cobrado aos boiadeiros era de 50 reais. Com isso, os outros 40 reais eram destinados informalmente à pessoas que atuavam no matadouro, sendo que algumas delas não possuíam vínculo formal com a Prefeitura.

SSP/SE