27/08/2018 as 15:28

Solidariedade

Universitários fazem campanha em prol de asilo em Lagarto

Instituição privada e beneficente atende cerca de 40 idosos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Universitários fazem campanha em prol de asilo em LagartoFoto: Divulgação

Universitários da UFS Campus Lagarto estão realizando uma campanha com o objetivo revitalizar o Asilo Santo Antônio, no município. O asilo Santo Antônio foi fundado em 1973 com o propósito de beneficiar os idosos do município de Lagarto e cidades circunvizinhas.

É uma instituição privada, beneficente, caritativa e de assistência social, sem fins lucrativos. A instituição conta com um espaço com mais de 1000 m2, com cozinha, refeitório, dispensa de alimentos, dispensa de produto de limpeza, almoxarifado, lavanderia, dezesseis banheiros, dezesseis quartos, sala da diretoria, sala de enfermagem, sala de reuniões, capela, espaço de entretenimento, jardim, horta e garagem. Funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. É mantido principalmente pelos idosos institucionalizados, por doações de entidades e organizações públicas, privadas e comunidade, e eventos beneficentes.

Atualmente residem aproximadamente 40 idosos na instituição, alguns estão em cadeiras de rodas, outros são acamados, uns tem transtornos mentais, e outros são bem ativos. Entretanto, por meio de observação e conversa com os próprios idosos que lá residem, é notório que a instituição apresenta problemas que podem ser resolvidos para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Alguns problemas encontrados foram: a fachada da instituição que está em um estado de deterioração; as paredes internas que são lisas e de cores únicas; o quintal que tinha um projeto de horta viva e que encontra-se em desuso, com os vasos sem cores e deteriorados; piso que não é de material antiderrapante, aumentando o risco de quedas; a falta e mudança de alguns móveis nos quartos e itens que favoreçam a noção de tempo e oriente os idosos, por exemplo: relógios e calendários; máquinas de lavar e secar; adequações de armários nos quartos.

Além do mais, a falta de atividades recreativas de forma fixa, favorece o isolamento, inatividade física e mental. Portanto, as instituições para idosos devem promover uma ambiência acolhedora, de respeito e dignidade, além de promover condições de lazer como atividades recreativas, físicas e culturais. Quanto a este item, a UFS vem colaborando com a instituição de forma periódica por meio de atividades práticas realizadas por diversos cursos da área da saúde. Inicialmente, o projeto foi realizado durante a disciplina de Saúde do Idoso, com o objetivo de conhecer as dificuldades estruturais da instituição, que influencia diretamente no cuidado prestado aos idosos. Dessa forma, os estudantes estão em busca estamos em busca de realizar melhorias na estrutura física do local proporcionando maior segurança e qualidade de vida para os mesmos. Com a campanha, a equipe espera também sensibilizar a população para que colaborem com doações e assim, o asilo possa ser mantido.

Os alunos se comprometem a disponibilizar em redes sociais, todos os comprovantes dos gastos com materiais e profissionais para a restauração da instituição. Para realizar a doação de qualquer valor, acesse o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/restauracao-de-um-lar-de-idosos