26/02/2019 as 13:50

TRAGÉDIA AMBIENTAL

Incêndio atinge acima de 2 mil hectares do Parque Nacional de Itabaiana

ICMBio avalio impacto ambiental como "incalculável"

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Incêndio atinge acima de 2 mil hectares do Parque Nacional de ItabaianaFoto: Marleno Costa/Divulgação

O incêndio no Parque Nacional Serra de Itabaiana já atingiu números acima de 2 mil hectares até esta terça-feira, 26.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) avalia que o impacto ambiental é incalculável. O chefe do Parque Nacional, Marleno Costa, entona o tom de pessimismo dizendo que haverá uma grande perda de recursos hídricos, por conta de que nascentes foram atingidas pelo fogo.

Cerca de 30 pessoas, entre brigadistas enviados pelo ICMBio, bombeiros militares, Usina Pinheiro e voluntários atuam na área no combate aos focos do incêndio que já perduram desde sábado, 23.

Devido às dificuldades de acesso, as equipes utilizam bomba costal, abafadores e trabalho braçal. “15 brigadistas dos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco estão nos ajudando e esperamos mais dez que devem chegar a qualquer momento”, acrescenta.

Segunda a capitã da comunicação social do Corpo de Bombeiros de Sergipe, Emanuela Cruz, os que estão ajudando a combater as chamas sobem a Serra, transportando cerca de 20 litros de água nas costas cada um e recebem apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar.  Mas ainda assim, a água não é o suficiente para debelar completamente as chamas. O vento, o calor e a umidade do ar que estão dificultando a atuação das equipes que permanecem no local.