27/02/2019 as 15:18

ITABAIANA

Incêndio na Serra Comprida mobiliza bombeiros de Itabaiana e Lagarto

O incêndio foi contido na última terça-feira, 26

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Incêndio na Serra Comprida mobiliza bombeiros de Itabaiana e LagartoFoto: Divulgação

Desde o último sábado, 23, bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) vêm tentando conter o fogo na Serra Comprida, que faz parte do Parque Nacional da Serra de Itabaiana. Somente nesta terça-feira, 26, as equipes conseguiram conter o incêndio.
 
De acordo com a major Jeane Lisboa, o CBMSE enviou 13 militares das guarnições de Itabaiana e Lagarto. E na manhã da terça-feira, bombeiros se deslocaram para a Infraero, onde solicitaram uma aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA) com o objetivo de realizar um sobrevoo na região, a fim de ter uma noção da atual situação e traçar um plano para o combate. “Assim que saímos, já deixamos a viatura operacional mobilizada, pois se houvesse necessidade, montaríamos um posto de comando na região, dando apoio logístico aos militares”, afirmou a major.
 
O incêndio ficou concentrado na Serra Comprida, do lado voltado para cidade de Itabaiana, onde cerca de dois mil hectares foram destruídos. Já o outro lado, em direção ao município de Areia Branca, não foi alvo do incêndio e está preservado. “O número não é exato, pois todo levantamento, tanto de área alcançada pelo incêndio, como de danos para a flora, vão ser levantados assim que tivermos condições de realizar uma avaliação dos prejuízos causados por este incidente”, disse a major.


Ela acrescentou ainda que foram definidas estratégias para cmbater os últimos pontos do incêndio. “Montamos uma estratégia já que quando a gente sobrevoou, percebemos que tinham praticamente dois a três focos de incêndio, então montamos uma estratégia para debelar os últimos focos. E por volta das 11h, o incêndio na serra comprida já estava debelado”, afirma.
 
Os bombeiros tiveram o apoio de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, responsável pela preservação do parque e por fazer o levantamento e avaliação de danos. “Os brigadistas trabalham na preservação do parque, então, assim que eles identificam o foco de incêndio, fazem um primeiro combate e fugindo ao controle, eles tem obrigação de chamar o corpo de bombeiros para atuar”, explicou a major Jeane.
 
Segundo o especialista em incêndio florestal, o tenente-coronel Max Oliveira Menezes, o fogo pode recomeçar, mas a brigada está realizando monitoramento do local. “As causas do incêndio podem ser naturais, lixo em contato com alta temperatura, ou, alguma queima não controlada do pessoal da região”, afirma o tenente-coronel.

Fonte: CBM/SE por meio da SSP/SE