12/04/2019 as 17:33

EDUCAÇÃO

Alunos da rede pública vão às ruas em Largarto

Estudantes cobram melhorias de serviço. Seduc diz que tomas as demandas foram atendidas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Alunos da rede pública vão às ruas em LargartoFotos: Uses/Divulgação

Os Estudantes do Centro de Excelência Abelardo Dantas, em Lagarto, realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira, 12, cobrando melhorias para as instalações físicas daquela unidade de ensino. Os alunos realizaram manifestação na porta da escola, depois, saíram em passeata pelas principais ruas da cidade e fizeram protestos na porta da Câmara Municipal de Vereadores e da Diretoria Regional de Educação (DRE2) na cidade.

Segundo o diretor da União dos Estudantes Secundaristas do Estado de Sergipe (Uses), Luan Santos, o protesto funciona como um meio da classe estudantil chamar a atenção do governador do Estado, Belivaldo Chagas (PSD), para a situação em que se encontra o Centro de Excelência, que funciona em tempo integral. A reclamação envolve aspectos da estrutura escolar e pedagógica.

Segundo o diretor, falta professores para variadas disciplinas e a quadra de esportes está sem uso em função da precariedade da estrutura. Os alunos temem um possível desabamento. A proposta feita pelos estudantes envolve a transformação da quadra de esportes para um Ginásio Poliesportivo.

Os aparelhos de ar condicionado instalados na escola e os ventiladores disponíveis sempre apresentam problemas em função da sobrecarga na rede elétrica, conforme o estudante. E a alimentação não está sendo oferecidas, com escassez de alimentos ou a falta de profissionais para servir e preparar os alimentos.

Outro lado:

Em nota enviado ao JORNAL DA CIDADE, A Secretaria de Estado da Educação do Esporte e da Cultura (Seduc) afirmou que entende a manifestação como legítima, mas que as demandas da escola em que se refere a professor, merendeiro e infraestrutura foram atendidas pela Direção da Regional de Educação.

Segundo a Seduc, foram convocados sete professores, dois merendeiros e a empresa que faz manutenção dos aparelhos de ar fará a manutenção nos próximos dias. A secretaria informou que já estava agendada uma reunião da comissão de estudantes, protagonizada pelo próprio Grêmio Estudantil da instituição, com a Superintendência da Educação para segunda-feira, 15, às 10h.

Tudo em dia:

Em nota publicada nas redes sociais nesta quinta-feira, 11, o Grêmio Estudantil confirmou o fornecimento normal de almoço para esta sexta-feira e que os próprios alunos também entraram em contato com a empresa para fazer a manutenção dos aparelhos de ar. Eles confirmam que os dois banheiros novos estão abertos para uso dos estudantes.