11/07/2019 as 16:20

BARRAGEM BAHIA

Rompimento de barragem atinge rio Vaza Barris (SE)

Cidade de Iporanga d'ajuda (SE) também sob alerta

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A barragem de Pedro Alexandre rompeu no início da manhã de hoje, 11, no povoado Quati, localizada a cerca de 435 km de Salvador.

O povoado Quati, mais próximo da barragem, está sendo esvaziado pela Defesa Civil. Outra cidade que está sendo acompanhanda pelo órgão é Coronel João Sá (BA), que desde o início da tarde vem sofrendo com a invasão das águas.

 

O coronel Alexandre José Alves Silva, coordenador da Defesa Civil, informou que, com o rompimento da barragem na Bahia, será natural desaguar no Vaza Barris, principalmente na cidade de Itaporanga d'Ajuda (SE). “Mas, será diluído, sem impacto perceptível”, comentou sobre as informações preliminares.

Até o momento, há informações apenas de danos materiais.

Situações de emergência devem ser informadas à Defesa Civil pelo telefone 193. Na capital, intercorrências também podem ser comunicadas pelo número 199.

 

NOTA DEFESA CIVIL SE

As equipes técnicas da Defesa Civil avaliaram a situação e concluíram que, por se tratar de uma estrutura de pequeno porte, não oferece risco potencial para Sergipe. “Ainda que as águas cheguem ao Vaza Barris, elas devem ser diluídas ao longo do curso do rio, sem grandes alterações nos níveis”, explicou cel. Alexandre, diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec).