18/07/2019 as 17:33

SÃO CRISTÓVÃO

Ônibus irá reforçar serviços do Cadastro Único e Bolsa Família

Adquirido com recursos federais que totalizam R$ 323 mil, o veículo foi entregue na manhã desta quinta-feira (18), na Praça São Francisco.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ônibus irá reforçar serviços do Cadastro Único e Bolsa FamíliaFoto: Dani Santos

A Prefeitura de São Cristóvão agora conta com novo veículo que irá auxiliar alguns dos serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast). Adquirido com recursos federais que totalizam R$ 323 mil, o veículo foi entregue na manhã desta quinta-feira (18), na Praça São Francisco.

“Nosso município possui diversas comunidade que são distantes da sede. Com esse veículo nós conseguiremos chegar a várias localidades e as pessoas não serão forçadas a se deslocarem até a sede para serem atendidas. O que nós queremos é atender o máximo de pessoas e uma maneira de fazer isso é indo até elas. Então, com o veículo nós conseguiremos levar nossas equipes, atendendo mais pessoas na nossa cidade”, afirmou o prefeito Marcos Santana.

A secretária da Semast Elaine Barroso explicou que o veículo funcionará como uma unidade itinerante que dará suporte, sobretudo na área rural, levando os serviços do Cadastro Único, que garante acesso a benefícios do Governo Federal, como também o atendimento e acompanhamento das pessoas que fazem parte do Programa Bolsa Família. Segundo ela, o ônibus conta com toda estrutura necessária para realizar o transporte e o atendimento às famílias.

“Esse é um ônibus adaptado. Ele possui uma parte que irá acolher a equipe técnica e também uma parte onde será realizado o atendimento. Ele será equipado com computadores e cadeiras, que irá possibilitar que o atendimento possa ser feito in loco, além de ser totalmente adaptado para atender as pessoas que fazem uso da cadeira de rodas”, detalhou.

Para a coordenadora municipal do Cadastro Único e do Bolsa Família, Emilly Regina Martins, o novo ônibus facilitará o trabalho desempenhado pela Semast no que diz respeito ao cadastramento dos moradores sancristovenses e atualização de informações relativas aos benefícios sociais dos mesmos. “Nós temos um programa na Semast chamado ‘Tempo de Conhecer’, onde mensalmente nós vamos aos povoados mais distantes para levar os serviços do Cadastro Único, como a inclusão e atualização cadastral, e serviços do Bolsa Família na saúde e na educação. Agora, com essa ida até as comunidades, facilitada a partir da aquisição deste ônibus, nós iremos abranger a oferta de serviços, programas e benefícios, tanto do município, quanto do Governo Federal”, pontuou.

O veículo já iniciou a circulação pela cidade nesta quinta-feira, fazendo o acompanhamento social de famílias afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. A primeira parada é o Loteamento Santo Inácio, que receberá as equipes do CRAS e do CREAS. Após essas visitas, o ônibus seguirá com as equipes da Semast levando ações do ‘Tempo de Conhecer’ para as localidades do município. 

Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

A partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento para seleção e inclusão de obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde entre outros. Em 2016, o Cadastro Único passou a ser requisito obrigatório para a concessão do benefício com a publicação do Decreto nº 8.805/2016.