07/01/2020 as 08:46

Carmópolis

Servidores sofrem com salário atrasado e o não pagamento do 13º

São vários os relatos de insatisfação e há neste momento a possibilidade de uma greve pela falta de pagamento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O final de ano e início de 2020 tem sido de muita tristeza e agonia para os funcionários públicos municipais de Carmópolis. É que a prefeitura não pagou até o momento a folha do mês de dezembro e o 13º salário dos servidores. Isso tem trazido constrangimento e dificuldades grandes para aqueles que esperam apenas receber o que lhes é de direito.

São vários os relatos de insatisfação e há neste momento a possibilidade de uma greve pela falta de pagamento. Enquanto isso, a gestão não dá uma previsão de quando os servidores poderão receber. “Não nos falam absolutamente nada. Somente os professores receberam, enquanto todo o resto continua esperando”, afirmou Adevanize Maria Alves, auxiliar de serviços gerais.

Leila Nascimento de Santana, também auxiliar de serviços gerais, disse que não sabe como tem conseguido ir trabalhar. Ela contou que jamais passou um final de ano tão triste. “É a primeira vez que passamos um final de ano sem receber. Tem funcionário que está passando necessidade, com a luz cortada. E eles não dizem uma previsão de quando podemos receber”, protestou.


A servidora reclamou ainda de perseguição política. Segundo ela, após 13 anos trabalhando na Secretaria Municipal de Saúde, este início de ano, foi transferida para a pasta da Educação. Isso sem sequer ser avisada. “Não estava nem assinando o ponto, pois não me informaram nada. Só fiquei sabendo quando passei no RH da prefeitura para me informar sobre quando eles poderiam nos pagar”, denunciou.
O guarda municipal Adelbrando Ferreira Santos, conhecido como Brandão, servidor há 16 anos, também relata dificuldades. “Não pude comprar um presente para ninguém da família. Nunca passei por uma situação como essa. Tive que fazer bicos para pagar as contas e conseguir me sustentar até aqui”, lamentou o servidor.

Férias vencidas
Segundo Brandão, os problemas vão além do atraso no pagamento de salário e do 13º. O guarda revela que tem muitos servidores com férias vencidas e que não conseguem receber. Além disso, outros direitos foram cortados na atual gestão municipal. “Não tem nos dado condições dignas de trabalhar”, assegura o servidor.


“Ficamos de plantão e não temos mais direito a um lanche, uma alimentação sequer. Cortaram até o nosso plano de saúde, algo que nunca aconteceu com a gente. Não estamos tendo direito a nada. Sou profissional e tenho cumprido meu horário de trabalho e minhas funções. Honro a minha farda. Mas tem sido bastante difícil continuar”, criticou Brandão.