04/05/2020 as 11:23

Canindé

Cultivo da manga-pálmer apresenta respostas positivas no Perímetro Califórnia

Irrigação pública e assistência técnica permitem produção em clima semiárido durante todo o ano

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em Canindé de São Francisco, o cultivo da manga, da variedade Palmer, apresenta resultados positivos no Perímetro Irrigado Califórnia, mantido pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro a 213 km da capital sergipana. Considerada uma das mais doces dentre as variedades da fruta, a manga-pálmer possui pouca ou nenhuma fibra e, por ter um caroço pequeno, mais de 70% do fruto é formado por polpa. O bom cultivo no Perímetro Califórnia surge como alternativa à produção de outras cultivares com mercado mais concorrido. Recebendo irrigação e assistência técnica agrícola da Cohidro, o lote empresarial de Carlos Alberto se destaca no cultivo da fruta e serve de espelho para os outros produtores irrigantes iniciantes na produção da variedade da manga-pálmer.

Com ajuda da tecnologia, as mudas enxertadas permitem que as plantas cresçam em proporções diferentes, podendo ser controlada com podas regulares e destinando sua força para a frutificação, diferentemente do cultivo por semente. O fruticultor Carlos Alberto conta que os resultados chegaram rápido e que estão sendo testados novos espaçamentos entre as plantas. “Começamos a trabalhar com essa variedade e estamos vendo os frutos em tão pouco tempo. Hoje, na plantação de manga, tem plantas que estão até com espaçamento de 1,4m entre elas, e tem gente que duvida do que estamos fazendo. Tenho Cultivo da manga-pálmer apresenta respostas positivas no Perímetro Califórnia, em Canindé Irrigação pública e assistência técnica permitem produção em clima semiárido durante todo o ano um hectare com 3.000 plantas e não vou diminuir essa distribuição.

A tendência é a tecnologia avançar e a gente chegar até o limite. A pretensão é que a área de 2 hectares possa ter 10 mil plantas. Trabalhamos em cima de duas coisas: qualidade e padrão. Esse é nosso objetivo”, afirma Carlos Alberto. O técnico em agropecuária da Cohidro, Roberto Vieira, destaca que o lote do produtor é modelo para outros agricultores vizinhos no perímetro irrigado Califórnia. “Como a manga Palmer é pouco conhecida aqui no perímetro, a gente está aprendendo com a experiência do lote empresarial do Carlos. O que é de grande valia, porque serve de estímulo para outros produtores.

Ele abriu aqui o lote para que a gente pudesse, inclusive, fazer visitas com outros irrigantes. Isso tem ajudado na difusão da variedade de mang-pálmer”, explica o técnico. A irrigação no perímetro e a assistência técnica da companhia permitem a produção de fruticultura durante todo o ano, mesmo no clima semi- -árido do Alto Sertão Sergipano, considera o diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, João Fonseca. “Como quase não existe inverno, o produtor irrigante do semiárido pode induzir as plantas à frutificar em qualquer temporada do ano, inclusive preenchendo as lacunas entre uma safra e outra dos locais de clima temperado. Com potencial de ocupar o mercado em época em que no mundo todo não existe oferta da fruta”, avalia.