02/07/2020 as 09:58

REABERTURA

Missas serão retomadas em Sergipe a partir desta sexta-feira, 03

Com exceção das missas em paróquias localizadas na Grande Aracaju e Itabaiana

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Templos religiosos foram autorizados a retornarem ao funcionamento, conforme publicado no último decreto governamental. As missas passarão a ser realizadas em todas as paróquias de Sergipe, a partir desta próxima sexta-feira, 03, com exceção daquelas localizadas em Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e, também, no município de Itabaiana, que ficaram de fora do plano de retomada.

Inicialmente, os templos só poderão realizar missas com 30% de sua capacidade. Segundo o assessor de comunicação da Arquidiocese Aracaju, Carlos Barbosa, é provável que aumente a quantidade de missas realizadas.

“Por ter uma quantidade limitada de pessoas por missa, porque elas precisam ser colocadas de forma espaçada, respeitando, assim, as regras do decreto, então é provável que os padres programem outras celebrações. A tendência é que aumente a quantidade de missas. Acredito também que Aracaju não vai demorar tanto até que se enquadre nessa realidade. O Estado vai agora observar o cumprimento de retomada no interior, e avaliar a partir disso”, explica Carlos.

Ainda conforme a Arquidiocese, serão seguidas todas as regras da determinação do Plano de Retomada da Economia do Governo, além de serem levadas em consideração também as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), respeitando, inclusive, o Código de Direito Canônico.

A Arquidiocese, por meio de decreto, pede aos fieis que se estiverem doentes, não irem à missa. “Estes poderão receber a comunhão em suas casas, recorrendo ao serviço dos sacerdotes ou diáconos ou mesmo dos ministros extraordinários da comunhão eucarística (desde que não sejam igualmente de grupos de risco), seguindo o Ritual Romano”, diz o texto do decreto.

Além disso, as igrejas católicas pedem ainda que os fieis pertencentes a grupos de risco não frequentem à missa dominical, podendo optar por participar da missa durante a semana, em que há menos fieis.

O “abraço de paz” frequentemente realizado em missas católicas, deve ser omitido. Além disso, no momento da Comunhão, é necessário observar as normas de segurança e saúde, considerando o modo correto do manuseio das máscaras que serão momentaneamente retiradas. “A Comunhão será distribuída exclusivamente nas mãos, devendo todos comungar na frente dos ministros e apenas sob a espécie do pão consagrado. Recomendamos que, faltando poucas pessoas à sua frente na fila da Comunhão, seja oferecido ao fiel álcool para higienização das mãos por parte de alguém que lhe esteja próximo unicamente para este fim, e que este use, devidamente, a máscara”, diz o decreto.

|Da redação do JC Online

||Foto: Divulgação