13/07/2020 as 12:00

COOPERATIVA

Criadores de suínos debatem fortalecimento do setor em SE

Criadores se organizam em cooperativa e planejam ações para o avanço da cadeia produtiva, juntamente com Seagri e Emdagro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em reunião virtual realizada na última semana, representantes dos suinocultores sergipanos discutiram o fortalecimento do setor com a Secretaria de Estado da Agricultura Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro). O grupo representa 60 criadores que estão em processo de criação da Cooperativa de Suinocultores de Sergipe e, entre as pautas apresentadas para discussão com os órgãos públicos, estão a valorização da arroba do suíno, tomando como referência a arroba do boi; a concorrência com os animais de Minas Gerais que chegam para recria e engorda; e o apoio do Estado para criação da cooperativa. “Estamos buscando parceria com a Seagri estadual e com a Emdagro para a promoção de melhorias na cadeia produtiva dos suínos. Formamos um grupo de pequenos produtores – com no máximo 30 matrizes - e queremos tornar o setor competitivo buscando parcerias para o melhoramento genético, nutrição, um processo de produção e manejo com novas tecnologias”, explica o suinocultor Michel de Lima Farias, que também é secretário municipal da Agricultura de Nossa Senhora de Lourdes. O suinocultor Jackson Santos Oliveira, do município de Lagarto, também participou do diálogo.

Os dados apresentados pela Emdagro durante a reunião dão conta de que Sergipe tem expressiva produção de suínos. “Temos 11.169 suinocultores, pequenos criadores que, juntos, formam um rebanho de 350 mil animais em Sergipe. Pelos números que temos, de janeiro a junho de deste ano, foram abatidos 4 mil animais, tendo como principal comércio os estados da Bahia e Alagoas”, disse o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza. “No Nordeste, apenas Sergipe e Bahia têm a condição de zona livre da Peste Suína Clássica, isso é extremamente importante tanto para a população quanto para a economia e para as exportações, fruto de um trabalho forte de sanidade animal e vigilância sanitária do Estado feita por nossa empresa.

Da nossa parte, os criadores continuarão com total apoio”, acrescentou o presidente. Participaram também a diretora de Defesa Animal e Vegetal, Aparecida Andrade, e o coordenador do escritório regional da Emdagro em N.S. da Glória, Ary Osvaldo Ribeiro. Planejando avanços A reunião foi mediada pelo secretário de estado da Agricultura, André Bomfim, que elogiou a iniciativa da deputada Gorete Reis de apoiar os criadores, orientando-os dialogar com órgão de governo, e ratificou a necessidade de organização. “Quanto mais organizado, mais competitivo será o setor produtivo, tendo condições de melhorar o custo de produção.

Temos consciência de que muito precisa ser feito. Visando melhorar o ciclo de abate, ano passado, acompanhado da diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, visitamos os frigoríficos industriais que funcionam com autorização dos serviços de inspeção (FrigoSerrano, localizado em Itabaiana, e Nutrial Agroindústria, no município de Propriá), e constatamos um número ainda muito baixo de abate de suínos. Iniciativas dos criadores, como buscar junto à Emdagro a Guia de Transporte Animal (GTA) e fazer o cadastramento dos animais no Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC), podem ajudar no diagnóstico e planejamento da cadeia produtiva”, pontuou André Bomfim. Pelas orientações da Seagri e da Emdagro, o primeiro passo é formalizar a criação da cooperativa de criadores de suínos, o que deve acontecer a partir da primeira semana de agosto, conforme encaminhamento assumido pelos representantes dos suinocultores.

Com a formalização da cooperativa, os gestores André Bomfim e Jefferson Feitoza comprometeram-se a contribuir para dissecar cada ação no processo de organização da cadeia produtiva, fazer articulação com outros parceiros, como a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), agentes financeiros, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e partir para criação de um programa específico para a suinocultura, com envolvimento dos criadores.