28/07/2020 as 09:35

DESCASO

Profissionais da Saúde voltam a reclamar de atraso de salários em Carmópolis

São enfermeiros, técnicos, serviços gerais e motoristas que estão com dois meses de salários atrasados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cerca de 70 profissionais da saúde do município de Carmópolis voltaram a protestar na manhã desta terça-feira, 28, em frente a prefeitura. São enfermeiros, técnicos, serviços gerais e motoristas que estão com dois meses de salários atrasados. Além disso, eles também apontam para o não pagamento das férias referentes ao ano passado e a dispersão de profissionais contratados devido a essa situação.

No último dia 14 de julho, o Jornal da Cidade conversou com os profissionias, mas de lá para cá nada mudou. O prefeito Beto Caju afirmou os atrasos e disse que o município está enfrentando a maior crise da história de Carmópolis. "O município tem uma dívida impagável de mais de R$ 30 milhões, não estamos recebendo o Fundo de Particiação dos Municípios há mais de um ano, e com essa pandemia perdemos nossa principal receita que são os royalties. Estamos tentando com advogados para desbloquear o nosso FPM e regularizar os salários o mais rápido possível", disse o prefeito.

"O prefeito não aparece na cidade. A gente faz manifestação pelo dia e ele só vem à noite. Dizem que ele está na cada de praia. Tiramos férias o ano passado e não recebemos o terço de férias. O décimo terceiro salário só foi pago em fevereiro deste ano após pressão do Ministério Público. Uma situação muito dramática, contas atrasadas porque a gente não tem como arcar financeiramente. Dependendo da ajuda de familiares. Tem funcionários que recebem salário mínimo e não têm outro emprego. Tem gente com pensão alimentícia atrasada. Vamos completar dois meses sem receber nada, tudo por conta de má gestão. Desde que ele assumiu a prefeitura, em setembro do ano passado, que a gente padece com atraso de salário. O prefeito que faleceu deixou R$ 7 milhões em caixa e ele torrou todo e sabemos onde. Em dezembro ele fez festa de final de ano em um povoado com bandas caríssimas. Em outubro ele ia fazer uma festa e não fez porque a Justiça barrou. Já sabemos que ele está em dívida novamente com o INSS e o FPM está bloqueado de novo", comentou Thauana Rocha, enfermeira efetiva.

Os profissionias relatam, ainda, que médicos e enfermeiros contratados estavam sem receber. A maioria dos profissionais, em Carmópolis, trabalha na modalidade de contrato e estavam sem receber os meses de maio e junho, inclusive a diretora do hospital e o coordenador de Enfermagem também estavam na mesma situação. 

Outro ponto relatado pelos profissionaos diz respeito ao hospital de campanha para o tratamento de síndromes gripais montado no município no mês de abril. Segundo eles, o local nunca chegou a funcionar. Enquanto isso, Carmópolis já acumula 166 casos confirmados de coronavírus.