22/09/2020 as 11:34

REGISTROS

Canhoba: terra treme e assusta a população

Já nas primeiras horas da segunda-feira, 21, o Laboratório Sismológico da UFRN registrou mais um evento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os moradores do Município de Canhoba, distante 118 km da capital sergipana, estão apreensivos com a quantidade de tremores registrados no local. Segundo a Defesa Civil do município, do dia 11 ao dia 18 deste mês foram registrados 128 eventos, embora sejam atividades com magnitude menores que 3, não tão intensas, como tem acontecido com frequência, a população acaba sentindo os tremores e ficando preocupada. De acordo com Everson Pereira, coordenador da Defesa Civil de Canhoba, o órgão tem monitorado a situação, indo a povoados para verificar se houve algum dano, mas até agora não há ocorrência de rachaduras em residências ou outros tipos de danos. “Somente no dia 15 foram 38 tremores.

Há algum tempo isso vem ocorrendo e temos monitorado. Temos apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que acompanha este fenômeno e, segundo o geólogo, os tremores ocorrem por conta da movimentação das rochas”, informou Everson, complementando que os tremores são sentidos tanto na zona urbana, como na rural. De acordo com a UFRN, no último domingo, às 21h52, foi registrado um novo tremor de terra, desta vez de magnitude preliminar 1,6.

Já nas primeiras horas da segunda-feira, 21, o Laboratório Sismológico da UFRN registrou mais um evento. A magnitude preliminar do segundo evento foi calculada em 1,6 e ocorreu às 0h48. “O Laboratório Sismológico já repassou todas as informações para a Defesa Civil do Sergipe e segue monitorando e divulgando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real”, disse o laboratório em publicação em sua página na internet. Na sexta-feira, 18, 14 novos tremores de terra foram registrados.

O evento de magnitude preliminar 1,5, que ocorreu às 3h, foi sentido pela população da região. Na última quinta-feira, 17, um evento (de magnitude preliminar 1,8) ocorreu pela manhã (10h43, hora local) e foi sentido por moradores de Canhoba. Em São Brás, município vizinho, o estrondo também foi ouvido pela população.

Por Grecy Andarde
Foto: Arquivo JC