06/10/2020 as 12:48

PRODUTORES

Produção de queijo cresce no Estado

Segundo dados dos produtores, Sergipe tem, hoje, 250 empreendimentos desta natureza registrados e isso, de acordo com eles, levou ao aumento de 29% da produção estadual

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A produção de queijos em Sergipe cresceu e um dos motivos está diretamente relacionado à regulamentação das queijarias, cultura tradicional em diversos municípios do Estado. Segundo dados dos produtores, Sergipe tem, hoje, 250 empreendimentos desta natureza registrados e isso, de acordo com eles, levou ao aumento de 29% da produção estadual. Consequentemente, melhorou a renda e escoamento do material. Além disso, para o fim do ano a expectativa é atingir um aumento de 10% nas vendas.

De acordo com Ary Osvaldo Bomfim, chefe do Escritório Regional da Empresa Sergipana de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro) em Nossa Senhora da Glória, a bovinocultura de leite do Estado de Sergipe é uma atividade explorada por pequenos e médios produtores em todos os municípios do Estado, no entanto a sua maior concentração está nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Poço Redondo, Canindé, Gararu, Monte Alegre, Aquidabã, Feira Nova, Dores e Carira, (considerando os dez principais municípios em ordem decrescente de produção), os quais entre 2011 e 2016 responderam por 63% da produção de leite do Estado. “Atualmente, a produção leiteira de Sergipe gira em torno de 750 mil litros de leite dia.

A Emdagro tem o papel de fiscalizar aquelas queijarias regularizadas diante da inspeção sanitária. A responsabilidade de fiscalizar aqueles laticínios que não estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente é das Vigilâncias Sanitárias municipais, bem como a venda desses produtos”, informou Ary Osvaldo.