13/10/2020 as 08:34

HOMENAGEM

Itabaiana: cidade da fé celebra Santa Dulce dos Pobres

Município ganha escultura de 7 metros, considerada a maior do mundo em homenagem à santa baiana

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta terça-feira, dia 13 de outubro, se celebra o dia de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa genuinamente brasileira. E a canonização dela se deveu a milagres comprovados, inclusive um ocorrido em Itabaiana, quando uma mãe, no pós-parto, teve uma hemorragia controlada devido a oração feitas em louvor a até então irmã Dulce. O fato ocorreu na Maternidade São José e se tornou decisivo para que a Irmã Dulce fosse santificada. Com essa ligação tão forte com a cidade serrana, não surpreende a devoção da população a Santa Dulce.

A ponto de, nesta terça-feira, dia 13, a cidade receber uma imagem de 7 metros, considerada a maior do mundo em homenagem à santa baiana. Feita por um artista plástico de Aracaju, a escultura foi instalada em um mirante que, ao todo, totaliza 23 metros de altura, justamente no local onde foi construída a casa de acolhimento com o nome Santa Dulce, devendo ser um novo cartão postal para a cidade serrana, localizada na região agreste de Sergipe. “Fundamos a associação Unidos Por Uma Itabaiana Solidária e, dela, nasceu a Casa Santa Dulce dos Pobres”, explicou a presidente da associação, Isabel Cristina de Lima Santos. Portanto, a homenagem a Santa Dulce tem total ligação com as causas sociais, além da fé presente na vida dos itabaianenses. Mas não é apenas Santa Dulce que merece homenagens em forma de esculturas diferenciadas em Itabaiana.

O padroeiro da cidade, Santo Antônio, há alguns anos recebeu uma bela imagem às margens da BR 235, que cruza o município. Nesse caso, a ideia partiu do poder público, através do prefeito da cidade, Valmir de Francisquinho (PL). “Nosso padroeiro Santo Antônio já merecia essa homenagem há muito tempo, pois nosso povo é devoto ao extremo e essa seria uma forma de reforçar essa devoção. Por isso encomendamos essa escultura que ajuda a abrilhantar ainda mais a nossa cidade e a exaltar a nossa fé”, revelou. Em outro ponto da cidade, na entrada do loteamento Santa Mônica, uma imagem gigantesca dessa santa também abrilhanta o local, hoje muito frequentado pelos fieis e devotos, além de turistas que vão ao local para fazer fotos para recordação. “Fico muito feliz em ver que, após o Santo Antônio, houve essa motivação por parte dos itabaianenses. Nesse caso, o empresário Agnaldo de Verso foi muito feliz ao batizar seu empreendimento imobiliário como Santa Mônica e fazer esse monumento em homenagem a ela. E agora, com a chegada dessa belíssima imagem de Sant Dulce, nossa cidade vai se caracterizando pela fé, o que gera também o turismo religioso, algo sempre positivo e que ajuda a cidade a se desenvolver”, complementa o prefeito Valmir de Francisquinho.

CASA SANTA DULCE
Para a presidente da associação que administra a Casa Santa Dulce dos Pobres, a homenagem em forma de escultura encontra referência nos serviços prestados pela entidade. “Tem tudo a ver com o que a gente faz aqui dentro da Casa, pois cuidamos dos menos favorecidos. E homenagear Santa Dulce com essa casa reforça o que ela fez durante toda a vida. Santa Dulce se identifica demais com o que a gente faz aqui dentro. Por isso resolvemos fazer essa homenagem”, explica Isabel Cristina. O artista plástico Miau Artes, responsável pela construção da estátua de Santa Dulce, revela que a inspiração para o trabalho foi diferenciada. “Com certeza por ela ser a primeira santa brasileira. Já fiz vários outros trabalhos, mas esse aqui foi diferenciado. Sou muito religioso e, para fazer essa obra, fiz questão de assistir a vários documentários, ver o trabalho de Santa Dulce. E eu fiquei muito impressionado com a obra que ela fazia. E isso trouxe uma motivação a mais, um extra para realizar esse trabalho”, disse Miau.

O mirante com Santa Dulce dos Pobres garante livre acesso para quem for visitá-lo. Mas, na oportunidade, é com conhecer o trabalho desenvolvido pela associação Unidos Por Uma Itabaiana Solidária na Casa Santa Dulce dos Pobres. A história de dedicação e amor ao próximo da própria Santa Dulce, que inspirou o trabalho realizado na Casa, pode servir de inspiração para que os visitantes também doem um pouco para uma causa tão justa e tão bela.

Foto: Divulgação