26/10/2020 as 09:59

OLÉO E GÁS

Petrobrás anuncia a venda de 10 campos em Sergipe, incluindo o de Carmópolis

A informação foi publicada pela Agência Epbr, na última sexta-feira, 23

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Petrobras anunciou que vai vai vender Carmópolis, além de outros dez campos em terra em Sergipe, incluindo o polo de Atalaia, onde está o Terminal Aquaviário de Aracaju/Tecarmo, além de oleodutos e tanques. A base operacional do polo fica no município de Carmópolis, a 49km da capital Aracaju. A informação foi publicada pela Agência Epbr, na última sexta-feira, 23.

O campos de Carmópolis, Aguilhada, Angelim, Aruari, Atalaia Sul, Brejo Grande, Castanhal, Ilha Pequena, Mato Grosso, Riachuelo e Siririzinho produzem, em média, 10,452 mil barris/dia de óleo e condensado, além de 72,9 mil m³/d de gás natural. “É um polo independente com alto nível de autonomia de operação, considerando a inclusão da infraestrutura de tratamento, escoamento, armazenamento e transporte de petróleo”, afirmou a Petrobras no teaser de venda dos ativos.

De acordo com a Petrobrás, o pacote de ativos tem quase 3.000 poços em operação, além de 17 estações de tratamento de óleo, uma estação de gás, no município de Carmópolis, cerca de 350 quilômetros de gasodutos e oleodutos e as bases administrativas de Carmópolis, Siririzinho e Riachuelo. Carmópolis é o maior campo terrestre do Brasil, com um volume original de 1,76 bilhão de barris de óleo equivalente. É também o mais antigo de Sergipe, com início da produção em 1963.

No estado, o campo responde por 44% de toda a produção e 49% das reservas totais. A incorporação de novas tecnologias, a exemplo das técnicas de injeção de água e de vapor, fizeram de Carmópolis um modelo para outros campos. A longa produtividade deve-se aos investimentos para aumento da fração recuperada, que atualmente está próximo de 22%, índice acima da média de campos similares com mais de 50 anos de produção.