19/11/2020 as 17:30

EM CANINDÉ

Chesf poderá aumentar a vazão usina de Xingó

Empresa adverte para a desocupação de áreas ribeirinhas na calha principal do ‘Velho Chico’

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Chesf poderá aumentar a vazão usina de Xingó
A partir deste sábado, 21, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), seguindo recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), vai reduzir a vazão da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, tendo em vista a recuperação do armazenamento da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga para valor superior a 30% do volume útil. Mas a medida de redução não atinge Sergipe, onde está instalada a Usina Hidrelétrica de Xingó.
Conforme carta circular assinada pelo Superintendente de Operações da Chesf, Tony Ulysses Rodrigues de Matos Firmino, a redução em Sobradinho será de 2.900 metros cúbicos por segundo para 2.600 m³/s.
 
A Chesf informou que a vazão permanecerá na faixa de 2.300 m³/s, mas poderá ser elevada para 2.900 m³/s, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo NOS.
Segundo a Chesf, a citada elevação ocorrerá de forma gradual e será comunicada através de mensagem SMS aos números cadastrados no sistemas de informação da Chesf.
 
Diz a Companhia Hidrelétrica do São Francisco em, sua circular que é importante a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista que em, condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó tem capacidade de turbinar valores da ordem de 4.200 m³/s e 3.000 m³, respectivamente.

Fonte: Chesf
Foto: Divulgação