14/12/2020 as 08:32

ENTREVISTA

Silvany Mamlak: “Vencemos a mentira e a desonestidade”

A vitória, além de confirmar o bom desempenho da gestora, reveste-se, ainda, de maior significado pela forma como se deu

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Silvany Mamlak: “Vencemos a mentira e a desonestidade”

As eleições deste ano registraram um feito histórico na cidade de capela. A prefeita Silvany Mamlak (PCS) foi a primeira mulher a conseguir se reeleger para o principal cargo da administração municipal, em mais de 130 anos de história de fundação da cidade. A vitória, além de confirmar o bom desempenho da gestora, reveste-se, ainda, de maior significado pela forma como se deu. Silvany teve que enfrentar dois grandes blocos políticos do município, liderados pelos ex-prefeitos, Manoel Sukita, e Ezequiel Leite, numa corrida marcada por ataques desonestos, pesquisas enganosas e excesso de fake news. “Durante a campanha eleitoral em capela, o uso de fake news e artimanhas para difamar e desgastar nosso trabalho foi constante, articulado por integrantes de um dos agrupamentos. Fake news, montagens, pesquisas falsas e até disparos mentirosos. Tudo isso, como artimanhas montadas contra nós”, desabafa Silvany.

Para ela, o resultado final do pleito reconheceu quem de fato tinha serviço prestado à população, além de condições de entregar um futuro melhor à cidade. “Apresentamos nosso projeto de futuro e a nossa maturidade administrativa lutando um bom combate, sem denegrir a imagem de ninguém, como deve ser. Agora, vamos trabalhar para solucionar os problemas que ainda existem, dialogando com todos aqueles que queiram construir uma capela cada vez melhor para nossa gente”. Entre os feitos da administração de silvany, que mereceram reconhecimento nas urnas, estão os esforços para restabelecer a segurança e estabilidade administrativa do município, ao negociar e pagar precatórios de gestões anteriores, bem como investimentos em infraestrutura, como a construção e reforma de escolas e praças, bem como serviços para regularização do acesso à água em povoados mais distantes.

A obra mais importante, contudo, foi a construção do complexo de mercados do município, com três mercados com potencial de ser um verdadeiro pólo econômico da região. Para os próximos quatro anos, silvany promete concentrar esforços para melhorar o abastecimento de água em todos os povoados do município, com um investimento de algo em torno de r$ 5 milhões. “também daremos, já em janeiro de 2021, a ordem de serviço para a construção de uma nova escola, a aurelina de melo sobral, onde ofertaremos, além das aulas durante o período diurno, cursos profissionalizantes, no período noturno, com foco em geração de emprego e renda”. Confira a entrevista completa:

JC MUNICÍPIOS - A senhora conseguiu um feito histórico ao ser a primeira mulher a se reeleger para o cargo máximo da administração municipal de Capela, deixando para trás dois fortes grupos, que eram liderados por ex-prefeitos da cidade. A que a senhora atribui a sua vitória?
SILVANY MAMLAK - A nossa reeleição foi fruto de alguns fatores importantes. Realizamos um trabalho constante para restabelecer a segurança e estabilidade administrativa em nosso município, negociando e pagando precatórios de gestões anteriores, reformulando o plano de carreira de nossos servidores e pagando os salários dentro do mês trabalhado e melhorando os serviços ofertados. Também trabalhamos em prol da infraestrutura na cidade e nos povoados, reformamos e construímos praças e escolas, regularizamos o acesso à água em povoados mais distantes, além de entregar o Complexo de Mercados de nosso município, com três mercados com potencial de ser um verdadeiro pólo econômico da região. Esses fatores nos credenciou para a disputa e possibilitou a formação de um grupo político sólido em nosso município, unindo famílias em favor de um projeto para Capela continuar avançando.

JC MUNICÍPIOS - O pleito deste ano em Capela foi um dos mais acirrados do Estado. A senhora obteve 7.378 votos (39%) e se elegeu com uma diferença de apenas 338 votos em relação à segunda colocada, Clara Sukita. O resultado refletiu o quanto a cidade está dividida? Como a senhora pretende trabalhar para unificar a população novamente?
SILVANY MAMLAK - Não vejo como dividida. É natural, quando se tem cinco candidatos a prefeito sendo dois deles apoiados por ex-prefeitos, que a disputa seja acirrada, ainda por cima quando vivemos um cenário como o atual. Vencemos a mentira e a desonestidade, de um deles, e apresentamos nosso projeto de futuro e a nossa maturidade administrativa lutando um bom combate, sem denegrir a imagem de ninguém, como deve ser. Agora é trabalhar para solucionar os problemas que ainda existem, dialogando com todos aqueles que queiram construir uma Capela cada vez melhor para nossa gente.

JC MUNICÍPIOS - A senhora teve ao seu lado, nesta campanha, como candidato a vice-prefeito, Toninho Arimatéa, que em duas oportunidades foi o vereador mais votado do município. Qual foi a participação dele nesta vitória?
SILVANY MAMLAK - Toninho é um homem de bem, o chamava na campanha de meu vice de verdade, presente. A sua participação na campanha foi fundamental, é alguém que eu confio e que tenho o prazer de contar e sabe que pode contar comigo. Ele fez parte de toda a campanha, nos auxiliou no planejamento e esteve ao nosso lado em todas as ações. Em Capela, sua família é tradicional, Antônio Arimatéa, seu pai, foi deputado estadual, vice-prefeito e vereador, seu irmão abriu mão da candidatura em outro agrupamento para nos apoiar. Toninho é a prova viva de que nossa política é pelo bem das famílias capelenses.

JC MUNICÍPIOS - Ainda sobre a Câmara Municipal, o seu partido, o PSC, conseguiu eleger cinco vereadores e a senhora não encontrará dificuldades para trabalhar com maioria na Casa. Como a senhora analisa a nova conjuntura do parlamento municipal? SILVANY MAMLAK - Nosso agrupamento elegeu, na verdade, nove vereadores, sendo cinco do PSC e quatro do PL. O ideal é ter a Casa Legislativa como uma parceira na construção de uma cidade melhor, pois seu papel é legislar e fiscalizar. Do nosso lado, como Poder Executivo, temos melhorado nossas ferramentas de transparência e dialogado com a Câmara de Vereadores para que avanços importantes sejam resguardados de forma legal. Contamos com o apoio, durante este mandato, de uma bancada forte, liderada pelo vereador Alexsandro Nascimento, vereador reeleito com a votação mais expressiva do município, e com uma boa relação com o atual presidente da Casa, Rony Cruz, que tem se posicionado de maneira célere com o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal.

JC MUNICÍPIOS - Logo após a divulgação dos resultados das urnas, a senhora publicou em suas redes sociais “vencemos a mentira”. Qual foi a maior dificuldade para vencer o pleito deste ano? Como a senhora analisa a atuação dos adversários, sobretudo no tocante às propagandas eleitorais?
SILVANY MAMLAK - Durante a campanha eleitoral em Capela, o uso de fake news e artimanhas para difamar e desgastar nosso trabalho foi constante, articulado por integrantes de um dos agrupamentos. Fake News, montagens, pesquisas falsas e até disparos mentirosos. Tudo isso, como artimanhas montadas contra nós e o autor chegou a receber dois nomes carinhosos “pai da mentira” e “Dick Vigarista”. Mas a população deu o recado e agora é o momento de trabalhar por todos, independente de lado político.

JC MUNICÍPIOS - Entre as bandeiras que a senhora defendeu ao longo da sua campanha, está o desafio de regularizar o abastecimento de água em alguns povoados do município, bem como a execução de obras estruturantes. Quais obras estão contempladas em seu Plano de Governo para este novo mandato?
SILVANY MAMLAK - Muitas pessoas não sabem, mas Capela conta com sistema próprio de abastecimento e nossa água vem de poços artesianos e do Rio Lagartixo, que nasce no município. Para melhorar o abastecimento e solucionar o problema da água, priorizando inicialmente pela sede do município, a previsão é que teremos que investir, em 2021, cerca de R$ 5 milhões e estamos planejando para que boa parte desse recurso seja oriundo de recursos próprios, assim como fizemos com Complexo de Mercados, além de já ter recebido uma sinalização positiva de apoio da bancada federal. Além disso, durante nosso primeiro mandato, o fornecimento de energia no município também passou por problemas e dependemos de melhorias neste sentido. Este ano, buscando justamente minimizar os problemas com a falta de água, realizamos uma série de investimentos no sistema de abastecimento. Também daremos, já em janeiro de 2021, a ordem de serviço para a construção de uma nova escola, a Aurelina de Melo Sobral, onde ofertaremos, além das aulas durante o período diurno, cursos profissionalizantes, no período noturno, com foco em geração de emprego e renda.