05/01/2021 as 11:15

ALERTA

Seca: municípios sergipanos estão em situação de emergência

De acordo com Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), o problema afeta mais de 44 mil pessoas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Frei Paulo, Monte Alegre de Sergipe, Canindé de São Francisco, Pinhão, Tobias Barreto, Poço Redondo, Carira, Porto da Folha, Poço Verde e Nossa Senhora da Glória estão entre os municípios sergipanos em situação de emergêcia hídrica devido à estiagem. De acordo com Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), o problema afeta mais de 44 mil pessoas, principalmente as da região do alto sertão sergipano. E em pleno verão, a lista de municípios pode aumentar.

Ainda de acordo com a Depec, o número de municípios afetados pela seca ainda deve crescer, englobando as cidades de Pedra Mole, Nossa Senhora Aparecida e Gararu.

A interrupção da operação carro pipa por parte do governo federal, desde a virada do ano, faz com que os  municípios contem apenas com a distribuição feita pela administração municipal. Sem o repasse federal, quase 60 caminhões em Sergipe estão com o serviço suspenso para a distribuição de água.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) negou que houvesse a suspensão do programa em Sergipe e informou que será realizada, mesmo sem a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 ter sido aprovada, a primeira descentralização de recursos do ano para a Operação Carro-Pipa (OCP) nesta terça-feira (5), diante da importância da ação de caráter emergencial.

|Foto: Jadilson Simões