18/03/2021 as 07:47

MUDANÇAS

Municípios mudam dia da feira para burlar decretos

Afirmação foi do governador. Confira algumas cidades onde a mudança aconteceu

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Durante a entrevista coletiva que concedeu na última segunda, 15, quando anunciou o toque de recolher em Sergipe, o governador Belivaldo Chagas (PSD) afirmou que prefeitos de alguns municípios mudaram o dia de realização das feiras livres, como forma de burlar o decreto do governo.

A avaliação é de que a mudança beneficia os comerciantes, devido à movimentação gerada pela feira. O JORNAL DA CIDADE apurou que pelo menos três municípios grandes do interior publicaram decretos com essas mudanças. Segundo Belivaldo, depois que foram anunciadas as medidas restritivas para o sábado alguns gestores anteciparam as feiras para a sexta. Belivaldo não citou em quais municípios isso aconteceu, mas se mostrou irritado e chegou a comentar: “Teve município que alterou por decreto o dia da feira. Sem justificativa alguma no decreto, onde só consta mesmo a mudança do dia”, revelou.

Chagas criticou a atitude dos gestores municipais e comentou: “Depois, quando a coisa aperta no interior, é para a responsabilidade do Governo do Estado que essa população vem. Quantos municípios possuem leitos de UTI? Aí depois vem reportagem mostrando que não tem vaga”. Mudança na feira O JORNAL DA CIDADE apurou que pelo menos três municípios grandes do interior do Estado anteciparam para sexta as feiras livres que aconteciam tradicionalmente nos dias de sábado: Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Simão Dias. O governador anunciou as novas medidas restritivas na última quinta-feira, dia 11.

No dia seguinte, a prefeita Luana de Oliveira, de Nossa Senhora da Glória, publicou no Diário Oficial do município um decreto transferindo a feira livre que seria realizada no próximo dia 20 de março para a sexta, 19 de março. A mudança é justificada como forma de enfrentamento ao novo coronavírus. Já em Itabaiana, a antecipação do dia da feira foi anunciada no mesmo dia em que o governador comunicou as novas restrições nos finais de semana.

No site da Prefeitura de Itabaiana consta uma notícia atualizada às 12h13 – pouco tempo depois de concluída a reunião do comitê científico e do anúncio do governador das novas restrições. “A feira livre de Itabaiana, tradicionalmente realizada aos sábados, foi antecipada para esta sexta-feira, 12, conforme o Decreto Municipal Nº 035 de 06 de março de 2021 para conter o avanço da Covid-19. A medida visa cumprir o decreto do Governo do Estado, Nº 40.780”, diz o texto publicado no site da prefeitura. Em Simão Dias, terra natal do governador, o decreto nº 2.865/2021, de 9 de março de 2021, alterou temporariamente a data da feira livre do sábado, dia 13, para a sexta- -feira passada, dia 12.

|Por Max Augusto
||Foto: Arquivo JC