01/04/2021 as 11:12

NO ESTADO

Operação Carro-Pipa será retomada

Todas as cidades em situação de emergência recebem uma assessoria e os recursos do Governo Federal são repassados ao Exército que planeja a Operação Carro-Pipa

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Operação Carro-Pipa (OCP) será retomada nesta quinta-feira, dia 1º, em todo o Sergipe. Ao todo, 58 caminhões irão atender 13 municípios sergipanos em situação de emergência e aproximadamente 37 mil pessoas.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, houve a interrupção da operação carros-pipa por parte do governo federal desde o dia 1º de janeiro, deixando apenas a distribuição de água sob a responsabilidade dos municípios. “São 12 municípios em situação de emergência, eram para ser 13, mas Monte Alegre teve o decreto expirado no dia 30, mas está providenciando a renovação do decreto já que ainda persiste a situação emergencial, pois a seca não acabou”, explicou o diretor da Defesa Civil, o tenente-coronel Luciano Queiroz.

Todas as cidades em situação de emergência recebem uma assessoria e os recursos do Governo Federal são repassados ao Exército que planeja a Operação Carro-Pipa. Por mês, para Sergipe, no entanto, devido à falta de aprovação da Lei Orçamentária os municípios estão sem o apoio dos carros-pipa. “Os recursos podem ir tanto para as cidades em situação de estiagem ou de seca. A estiagem é um tipo de desastre que dura até seis meses, quando passa disso já é seca.

Por conta da demora na aprovação da LOA, Defesa Civil do Estado, em contato com a Defesa Civil Nacional, que é a detentora do recurso para atendimento emergencial para operação carro-pipa, conseguiu um recurso suplementar para atuar durante o mês de abril até ser aprovada a LOA. Há um recurso encaminhado para o Exército brasileiro que operacionaliza e executa as ações de transporte e abastecimento de água às comunidades afetadas pelos desastres e a partir desta quinta retomaremos a ação nos municípios atingidos”, disse Queiroz.