04/05/2021 as 12:08

Seca e estiagem

Municípios seguem em situação de emergência devido à seca e estiagem

Mesmo com chuva, não há melhoria no solo para o plantio e o acúmulo de água ainda não é suficiente

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Municípios seguem em situação de emergência devido à seca e estiagem

As recentes chuvas em Sergipe ainda não são suficientes para diminuição da seca e estiagem nos municípios em situação de emergência. Segundo Overland de Amaral, meteorologista, as chuvas ainda não atingem quantidade ideal para a redução da insuficiência de água no Estado.


A previsão é de que no final de maio se tenha um acumulo maior de água, mas, é preciso que a chuva tenha uma maior frequência. A seca e a estiagem alta do ano de 2021 é consequência da falta da regularidade das chuvas, ocasionadas pela instabilidade da temperatura do Atlântico Sul, que vem modificando e afetando de forma negativa a quantidade de chuva no Estado. Para analisar a distribuição de chuvas é preciso levar em consideração a temperatura da superfície do mar, e, no momento, o Atlântico Sul vem sofrendo instabilidade, sendo o motivo para a as chuvas irregulares.

Com poucas chuvas e em diferentes espaços de tempo, a seca continua e o plantio é prejudicado. Para Overland, já é possível o plantio do milho e do feijão, mas só. A regularização da água no solo dependerá da estabilidade das chuvas que virão nos próximos dias.


Diferente do ano de 2020, que manteve uma frequência nas chuvas, 2021 iniciou com instabilidade e vem gerando dúvidas sobre sua previsão. Não há como confirmar que o acúmulo de água será suficiente no final do mês de maio, já que não se tem uma média estável dos dias chuvosos. A melhoria na situação de estiagem vai depender da volta da estabilidade na temperatura do Atlântico Sul, para que as chuvas também voltem a ter uma maior frequência.

 

Foto: André Moreira/JC