17/06/2021 as 08:47

CENÁRIO DE DESTRUIÇÃO

Antiga escola agrícola está abandonada

A estrutura física está completamente comprometida, com telhado e portas caindo, além de muita sujeira.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Um denunciante anônimo enviou fotos das instalações da Escola Agrícola do Quissamã, localizada no município de São Cristóvão, onde é possível verificar que o local está em completo abandono. Pelas imagens, o matagal toma conta da estrutura na parte externa e por dentro haviam colchões, mesas e armários velhos, entulhados.

Segundo relato do homem, que não quis se identificar, ele estudou na escola no ano de 1970, onde fez um curso técnico agrícola e as instalações eram adequadas e muitos saíam de lá já empregados. “A linha era dura, o que não incomodava aqueles que iam lá para estudar. Vagabundagem não tinha nenhum espaço. Mas era uma vez o colégio agrícola”, relatou e lamentou o denunciante.

A estrutura física, pelas imagens, está completamente comprometida, com telhado e portas caindo, além de muita sujeira. De acordo com o diretor geral do Instituto Federal de Sergipe (IFS), do Campus São Cristóvão, Marco Arlindo, as imagens divulgadas são de edificações que já estão interditadas há algum tempo, portanto, não estão sendo utilizadas. “A mais recente foi interditada em 2019 devido a problemas ocasionados por questões estruturais. Para analisar a situação das edificações, foi contratada uma empresa e realizados estudos de solo e estruturais. A constatação foi que as fundações deveriam ter sido realizadas de outra forma, pois o solo argiloso predominante na região necessita da adoção de técnicas que evitem a movimentação da edificação”, explica o diretor.

No entanto, as técnicas não foram utilizadas, pois as instalações eram muito antigas, conforme aponta Arlindo. Dessa forma, o diretor explica que a equipe de engenharia do IFS avaliou que uma reforma ou correção seria muito onerosa para a instituição e por isso optou-se pela demolição do prédio.

“Cumpre destacar, no entanto, que o Campus dispõe de novas edificações construídas entre 2012 e 2019 que permitiram que a interdição dos prédios destacados nos vídeos não trouxesse prejuízos para o desenvolvimento das atividades formativas dos estudantes”, acrescenta Arlindo.

O diretor enviou para a equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE uma série de imagens dos novos prédios da Escola Agrícola do IFS e também de algumas edificações antigas que ainda estão em funcionamento. Nessas imagens, é possível verificar salas estruturadas, com aparelhagem necessária para o ensino, ambiente para alimentação, com pia e armários, e demais salas em boas condições, bem como dormitórios e banheiros higienizados.