28/04/2022 as 09:54

POÇO REDONDO

Evento em homenagem ao Dia Nacional da Caatinga acontece nesta quinta

O evento acontece no Teatro Raízes Nordestinas, localizado na cidade de Poço Redondo e conta com a presença de representantes das unidades de conservação, UFS, IFS, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco entre outros

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em homenagem ao Dia Nacional da Caatinga, acontece nesta quinta-feira (28), um encontro com a proposta de discutir sobre a cadeia produtiva de restauração, conjuntura, perspectivas, desafios e potencialidades do bioma Caatinga. O evento acontece no Teatro Raízes Nordestinas, localizado na cidade de Poço Redondo e conta com a presença de representantes das unidades de conservação, UFS, IFS, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Secretarias Municipal e Estadual do Meio Ambiente, Cadeia Florestal e atores da unidade conservadora da Grota do Angico.

O evento realizado pela Idesa Brasil (Instituto de Desenvolvimento Sócio-Ambiental), é exclusivamente sobre o bioma Caatinga e vai se dividir em palestra, roda de conversa, apresentação de projeto e aula inaugural. O governo do estado, Belivaldo Chagas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídrico – Semarh - organizou uma série de atividades, entre elas, um café da manhã, com apresentação de cordelistas, vídeo institucional e degustação de sabores da Caatinga.

Segundo Belivaldo Chagas, o governo quer intensificar as atividades para que a área protegida seja reconhecida enquanto instrumento não somente de gestão ambiental, mas incentivadora do desenvolvimento sustentável. “Às vezes não se tem a compreensão do trabalho que a universidade faz, o trabalho que a Secretaria do Meio Ambiente tem feito. E por isso que existe essa unidade, não apenas para visita de turista, mas para estudar, compreender e defender os interesses do meio ambiente, para que possamos proteger as matas, os nossos rios, e proteger a nossa família e o ser humano de modo geral”, disse.

A infraestrutura do Monumento Natural da Grota do Angico contempla um conjunto de edificações com sede administrativa, mirante, laboratório e alojamento para técnicos e pesquisadores. Quando criado, em 2010, o investimento aplicado no Monumento foi de R$ 562.986,87.

O objetivo da criação desse espaço foi preservar o sítio natural existente na Grota do Angico e seus valores associados, mantendo a integridade dos ecossistemas naturais da caatinga para o desenvolvimento de pesquisa científica, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública.