29/08/2022 as 08:54

EDUCAÇÃO

Professores da Barra cobram audiência

Segundo a categoria, desde janeiro que o sindicato tenta agendar audiência com o gestor para tratar do pagamento da atualização do piso do magistério em 2022

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Professores da Barra cobram audiência

Durante a inauguração da Escola Municipal Maria do Céu, na Barra dos Coqueiros, realizada na quarta-feira, 24, integrantes da comissão de negociação do Sintese no município abordaram o prefeito Alberto Macedo e cobraram o agendamento de audiência.

Segundo a categoria, desde janeiro que o sindicato tenta agendar audiência com o gestor para tratar do pagamento da atualização do piso do magistério em 2022. No sábado, 20, os professores encontraram o prefeito no Povoado Jatobá e o mesmo informou que até o dia 23, agendaria audiência.

Como nenhum ofício chegou ao sindicato, uma nova abordagem foi feita. Audiências com o secretário de Educação já aconteceram, mas foram infrutíferas, pois quem toma a decisão final é o prefeito. “Não estamos exigindo nada além do nosso direito, atualização do piso é lei e precisa ser cumprida. Há, inclusive, condições financeiras para fazê-la, os motivos pelos quais ainda não foi implementada são desconhecidos para nós”, afirma Emanuela Pereira, diretora do Departamento de Bases Municipais do Sintese

O piso salarial do magistério é garantido para professores e professoras, da rede pública de todo o Brasil, desde 2008, pela lei nacional 11.738. A lei determina que o piso deve ser atualizado anualmente, sempre no mês de janeiro. É também importante destacar que a atualização deve ser feita assegurando os direitos da carreira e cumprindo decisões do STF e STJ.

O JORNAL DA CIDADE tentou entrar em contato com o prefeito Alberto Macedo, porém, sem sucesso. O espaço permanece aberto, caso o gestor queira prestar esclarecimentos sobre o assunto.