26/09/2022 as 09:25

ECONOMIA

Produção de leite bate recorde e camarão se manteve entre os quatro maiores produtores do crustáceo no país

Secretaria da Agricultura comemora resultados divulgados pelo IBGE e destaca a contribuição do Estado para o fortalecimento do setor produtivo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Produção de leite bate recorde e camarão se manteve entre os quatro maiores produtores do crustáceo no país

A produção de leite em Sergipe é a maior dos últimos dez anos, de acordo com resultado de uma pesquisa divulgada pelo IBGE, nesta quinta-feira, 22. Os dados apontam que a produção leiteira chegou ao recorde de 435,5 milhões de litros em 2021, com alta de 20,9%, em comparação ao ano de 2020.

De acordo com a pesquisadora do instituto, Hellie Mansur, o cenário ocorreu com apenas 1% do aumento de vacas ordenhadas, o que indica que a elevação da produtividade foi o principal motivo deste crescimento expressivo. “O aumento da produtividade é consequência do melhoramento genético e da qualidade das pastagens pela boa distribuição de chuvas”, pontuou.

No estado, os maiores produtores de leite foram Nossa Senhora da Glória (66,7 milhões), Poço Redondo (65,2 milhões) e Porto da Folha (51,2 milhões). Também no Alto Sertão sergipano, onde há uma grande concentração de produtores, destacaram-se Canindé de São Francisco (32,3 milhões), Monte Alegre de Sergipe (30,8 milhões) e Gararu (30,7 milhões).

Conforme avaliação do secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, as informações divulgadas pelo IBGE colocam Sergipe em destaque no cenário nacional. “Com certeza os motivos que contribuíram para esse aumento se devem ao investimento em tecnologias, como também às melhorias no manejo sanitário e na capacitação dos produtores”. “Precisamos fazer justiça e reconhecer que este resultado tem a contribuição do empenho do Governo de Sergipe que avançou com incentivos para o setor agropecuário, com ações como o programa de melhoramento genético que inseminou mais de 3 mil animais nos últimos quatro anos; ações de segurança alimentar do rebanho, como a distribuição de mais de 3 milhões de mudas de palma forrageira; e todo o trabalho de sanidade animal que coloca Sergipe há 25 anos como status de área livre da Febre Aftosa.

Além das ações pelo Pró-Campo, e ainda projetos como o Pró-Sertão Bacia Leiteira e os incentivos fiscais aos laticínios e pequenas queijarias, que vêm estimulando o setor, gerando emprego e renda para a população”, avaliou Zeca da Silva .

CARCINICULTURA Outro dado investigado pelo IBGE diz respeito à produção de camarão em Sergipe, que chegou a 4,5 milhões de quilogramas, fazendo com que o estado se mantivesse entre os quatro maiores produtores do crustáceo no país. Segundo a pesquisa, apesar da produção de camarão em Sergipe ser relativamente estável, na comparação com 2020, é possível perceber que na passagem entre os anos, Nossa Senhora do Socorro assumiu o posto de maior produtor de camarão (com 1,6 milhão de quilogramas), seguido por Brejo Grande (928.800 quilogramas) e São Cristóvão (600 mil quilogramas).

Já em termos percentuais, o município de Indiaroba foi o que teve o aumento mais expressivo na produção de camarão (saindo de 170 mil quilogramas para 420 mil), sendo o 4º maior produtor do estado. Conforme destacou o secretário da Agricultura, os dados vão contribuir para pesquisa que está em execução pelo Governo Estadual com informações mais detalhadas. “Em breve teremos dados atualizados a partir da realização do Censo Estadual da Aquicultura e Pesca, que foi iniciado pelo município de Socorro e recolherá informações que servirão para a elaboração de políticas públicas para os setores aquícola e pesqueiro”, ressaltou o secretário.