30/11/2022 as 09:27

NOVO BISPO

Padre José Genivaldo Garcia é nomeado como novo bispo diocesano de Estância

Ele foi um dos trinta sacerdotes ordenados por Luciano José Cabral Duarte, terceiro arcebispo metropolitano de Aracaju, em 8 de janeiro de 1994.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Padre José Genivaldo Garcia é nomeado como novo bispo diocesano de Estância

A Arquidiocese de Aracaju acolhe com grande alegria a notícia da nomeação do padre José Genivaldo Garcia, pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, 30, como bispo da diocese de Estância-SE. Com 54 anos de idade e quase 29 anos de ordenação presbiteral, o novo membro do colégio episcopal brasileiro é pároco da paróquia Bom Jesus dos Navegantes (bairro Atalaia) e vigário episcopal do Vicariato São Mateus (Centro-Sul). 

A Diocese de Estância estava vacante desde agosto de 2021. O monsenhor Genivaldo Garcia é natural de Cumbe-SE. Aos quatro meses de idade passou a residir, com sua família, em São Miguel do Aleixo-SE.  

Ele foi um dos trinta sacerdotes ordenados por Luciano José Cabral Duarte, terceiro arcebispo metropolitano de Aracaju, em 8 de janeiro de 1994.  

O seu fecundo ministério sacerdotal foi exercido, como pároco, nas paróquias São Francisco de Assis (bairro Santos Dumont), São Marcos Evangelista (conjunto Marcos Freire I, Socorro-SE) e Jesus Ressuscitado (bairro Jardins). Desde janeiro de 2018 é pároco da comunidade paroquial do bairro Atalaia, em Aracaju. 

A expressiva contribuição do padre Genivaldo Garcia para a Igreja Particular de Aracaju também é oferecida como membro do Conselho Presbiteral e membro do Conselho de Consultores. 

Foi diretor acadêmico do Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus (Propedêutico), vice-reitor, diretor espiritual e diretor acadêmico, por mais de vinte anos do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, onde atualmente ministra as disciplinas História da Filosofia e Homilética. 

O novo bispo de Estância é graduado em Filosofia pelo Centro Salesiano Universitário de São Paulo (UNISAL), em Lorena-SP, e em Teologia pelo Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima de Brasília-DF. Também tem bacharelado em Teologia, pela Faculdade Católica de Anápolis-GO. 

Sua sólida formação acadêmica também consta de Pós-graduação “Latu Sensu” em Didática e Metodologia do Ensino Superior, pela Faculdade São Luís de França (2010); Pós-Graduação em Ética e Filosofia, pela faculdade Católica de Anápolis-GO, e Pós-graduação em Ciências da Religião, pela Faculdade do Planalto Central (FAPLAC), de Formosa-GO.