05/01/2023 as 09:17

SALÁRIOS

Oito municípios não pagaram os salários de dezembro

Em Tomar do Geru, os salários dos professores dependem do aval da Câmara

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O final de ano para os professores dos municípios de Tomar do Geru, Cedro de São João, Malhada dos Bois, Telha, Monte Alegre de Sergipe, Graccho Cardoso, Maruim e Poço Verde não foi de festa nem de alegria. Isso porque as prefeituras destas oito cidades, até o dia 3 de janeiro, ainda não pagaram o salário do mês de dezembro.

No caso de Tomar do Geru o não pagamento se deu por questões orçamentárias que precisavam do aval da Câmara de Vereadores. “É preciso que haja um entendimento entre os parlamentares e os prefeitos, pois os professores cumpriram o seu trabalho e têm direito a receber. Eles não podem ser penalizados por divergências entre os poderes”, afirma o presidente do Sintese, Roberto Silva dos Santos.

“As prefeituras precisam organizar melhor suas operações bancárias, é sabido por qualquer pessoa que lida com o financeiro que não há como realizar transações bancárias no último dia útil do ano, por um erro que poderia ser evitado, centenas de professores ficaram sem salários”, afirmou Emanuela Pereira, dirigente do Departamento de Bases Municipais do Sintese.

O não recebimento dos salários causa desequilíbrio financeiro e também emocional às famílias dos professores. E, de certa forma, até os comerciantes destas cidades sofrem o efeito dessa política. Segundo informações do Sintese, as prefeituras de Monte Alegre e Cedro de São João prometeram regularizar os salários no dia 10 de janeiro. A gestão do Município de Maruim agendou audiência com a categoria para a sexta-feira, 6. Em Poço Verde, o salário foi pago na quarta-feira, 4. Os demais municípios não deram previsão de pagamento.