08/01/2023 as 08:14

SEM DÉCIMO

Servidores de quatro municípios iniciam o ano sem pagamento de salário

A administração municipal de Canindé de São Francisco parcelou o décimo terceiro do trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal em 12x

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Servidores de quatro municípios iniciam o ano sem pagamento de salário

O ano de 2022 foi de desafios, lutas e conquistas para o funcionalismo público municipal em Sergipe. Os servidores da maioria dos municípios que fazem parte da base da Federação dos Servidores Público Municipal do Estado de Sergipe (FETAM/SE) encerraram o ano com saldo positivo, no que se refere pagamento dos salários e do décimo terceiro, com exceção dos municípios de Aracaju, Canindé, Monte Alegre, Propriá e Tomar do Geru.

A administração municipal de Canindé de São Francisco parcelou o décimo terceiro do trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal em 12x. Então, para receber de forma integral o servidor é obrigado a contrair empréstimo junto ao Banese. De acordo com a FETAM/SE, a prefeitura pagou o salário de dezembro apenas para os servidores lotados nas secretarias de Educação e Assistência Social, e os demais ficaram para o início de janeiro, sem o mínimo diálogo com o sindicato da categoria.

Ainda segundo informações da Federação, o município de Monte Alegre efetuou o pagamento do décimo, já o salário de dezembro, a prefeitura pagou a algumas categorias da Saúde e deixaram outras sem receber, assim como os demais servidores lotados na administração geral. Até o momento, a administração montealegrense também pagou o retroativo do piso dos ACS e ACE. A gestão municipal de Tomar do Geru efetuou o paga mento do décimo, já o salário de dezembro ainda não foi depositado na conta dos servidores públicos geruenses. De acordo com a administração municipal, a situação foi criada devido a reprovação pela Câmara de Vereadores do remanejamento de 5% do orçamento, solicitado pelo Executivo Municipal.

O município de Propriá pagou o décimo terceiro e o salário de dezembro do funcionalismo municipal já em janeiro. Apesar de estar em dias com pagamento dos salários e décimo terceiro dos professores e professoras, a administração de Aracaju não cumpre o piso salarial dos professores e nem a paridade em relação aos ativos e aposentados. “A FETAM Sergipe teve um ano de lutas, desafios e de mobilização, ao lado dos sindicatos, uma das conquistas é fazer com que as prefeituras cumpram a legislação e garanta o pagamento em dias dos direitos dos servidores. A Federação continuará junto com os sindicatos vigilantes, denunciando e repudiando as administrações municipais que continuam insistindo em desrespeitar o que determina a lei sobre os direitos trabalhistas no Brasil, e fazer cumprir”, afirmou Vanessa Ferreira, presidente da FETAM/SE.