10/05/2023 as 12:01

CRIATIVIDADE

Projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” realizou oficinas de artes cênicas em Pacatuba

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Incentivar, e patrocínio da Mizu Cimentos e Polimix Concreto.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” realizou oficinas de artes cênicas em Pacatuba

O Projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” realizou, nos dias 08 e 09 de maio, a entrega de estruturas e oficinas de artes cênicas em escolas públicas de Pacatuba (SE), que foram desenvolvidos para incentivar a prática das artes cênicas entre as crianças.

As escolas participantes do projeto "Armarinho, Cantinho da Imaginação” receberam oficinas com o objetivo de aproximar as crianças da música, do teatro, da criação e da adaptação de sinopses e roteiros para aflorar a criatividade. Além das oficinas, as crianças tiveram acesso aos armarinhos, repletos de livros, brinquedos, jogos e cenários, e apresentações de teatro e fantoches. Em Pacatuba, a ação contemplou 902 crianças.

“Vejo o armarinho como o mundo de possibilidades criativas para despertar na criança, toda a inventividade que o projeto instiga” disse Luan Carvalho,  arte educador e oficineiro.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Incentivar, e patrocínio da Mizu Cimentos e Polimix Concreto. 

Instituições que receberam as estruturas e oficinas:

Escola Municipal “São Sebastião”, Escola Municipal “Dr. João Machado Rollemberg Mendonça”. 

Sobre a Mizu Cimentos e Polimix Concreto:  Ambas as empresas, referências nos setores de cimento e concreto no Brasil, fazem parte da Organização Polimix, que desde 1976, se consolida como um conjunto de empresas que oferecem produtos e serviços com excelência. Atuando inicialmente nas áreas de concreto, agregados e cimento, hoje também possui participações em empresas de argamassa, logística a granel, energia renovável, entre outras. Seus mais de 7.000 integrantes são parte de um processo produtivo responsável, comprometido e sustentável. A Organização Polimix atua sobre a crença no 

ser humano e em seu potencial de desenvolver-se, buscando crescimento contínuo em harmonia com a comunidade e o meio ambiente. 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Mizu Cimentos e Polimix Concreto. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.