27/11/2023 as 09:15

PRODUÇÃO

38 municípios de Sergipe produzem amendoim e garantem o intenso consumo

Itabaiana, Malhador, Lagarto, Areia Branca e Moita Bonita representam mais de 50% de produção do Estado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

38 municípios de Sergipe produzem amendoim e garantem o intenso consumo

O amendoim verde cozido é reconhecido há dez anos como patrimônio imaterial de Sergipe. Ao todo, tanto nas áreas de sequeiro como nas áreas irrigadas, são 38 municípios responsáveis pela produção estadual. Entre eles estão: Itabaiana - com cerca de 25,5% de toda a leguminosa do estado -, Malhador, Lagarto, Areia Branca e Moita Bonita.

Juntos, eles representam mais de 50% de todo o amendoim produzido no estado. Essa planta oleaginosa, cultivada em diversos países, destaca-se por sua adaptação a diferentes condições edafoclimáticas. Com os cuidados adequados, essa cultura pode representar uma alternativa viável para o semiárido, especialmente em solos férteis. o amendoim é relativamente resistente à escassez de água, requerendo entre 300 e 500 mm de precipitação pluviométrica, distribuídos ao longo do período de crescimento, e uma temperatura ideal variando entre 25ºc (noite) e 35ºc (dia).

A cooperativa Cooprasa, localizada no município de Neópolis vem incentivando seus agricultores familiares no cultivo de culturas anuais e perene, por meio de assistência técnica e extensão rural, fornecendo inovação e tecnologia, como coleta de amostragem de solo para análise física e química, utilização de máquinas agrícolas e drones durante o manejo, além da inclusão de práticas sustentáveis, visto que, antes da cooperativa disponibilizar Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para os agricultores, os plantios eram realizados de forma arcaica e com baixa produtividade. “A Cooprasa vem contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico, dos agricultores familiares assistidos, e com os resultados das análises de solos, pudemos orientar e recomendar o que se deve fazer em todas as fases de cada cultura cultivada, e como exemplo, obtivemos uma maior produtividade e melhor qualidade do amendoim, alcançando um percentual de mais de 50%”, disse o presidente da cooperativa, Fábio Luiz dos Santos Ramos, que, junto com o coordenador de ATER, Ailson dos Santos, trabalham diretamente com os agricultores familiares do começo do plantio à colheita.

O plantio teve início no mês de março e a colheita foi a partir do mês de junho. Com safra esperada para o ano posterior de 3 a 4 toneladas por hectare em área sequeira. A colheita vai até o mês de setembro por ser uma área sequeira, mas com o uso de irrigação pode ser produzido o ano todo. Nem todo agricultor tem condições de manter sua área de amendoim irrigada.

Nessa questão, a assistência técnica junto com a cooperativa vem trabalhando para melhorar a situação do agricultor, fornecendo as condições necessárias para que ele possa adquirir um kit de irrigação e, nos próximos plantio, usufruir disso, aumentando sua produção ao longo do ano. Anteriormente o agricultor colhia de 500 kg a 800 kg por hectare, hoje ele triplicou sua produção, chegando à colher até 2.500 por hectare. Resultados positivos por meio de análise de solo e o acompanhamento da assistência técnica e extensão rural-ATER/Cooprasa.