29/08/2024 as 14:25

MEIO AMBIENTE

Incêndios no Pantanal já consumiram este ano mais de 15% do bioma

São 2,3 milhões de hectares, segundo laboratório da UFRJ.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Incêndios no Pantanal já consumiram este ano mais de 15% do bioma

Desde o início do ano, 2,3 milhões de hectares do Pantanal, cerca de 15,61% da área total, foram atingidos por incêndios, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ.

Com a chegada de uma nova frente fria, o Sistema de Alarmes da UFRJ emitiu um alerta de perigo extremo de fogo para a Bacia do Paraguai, no Pantanal. Até sábado (31), as condições climáticas na região devem dificultar o combate aos incêndios, com o fogo se espalhando rapidamente.

Nas terras indígenas do Pantanal, mais de 371 mil hectares foram queimados, sendo a maior parte na Terra Indígena Kadiwéu, onde o fogo destruiu 66,4% do território, equivalente a mais de 357 mil hectares.

Até 18 de agosto, 569 animais silvestres foram resgatados, e 959 profissionais, com o apoio de 18 aeronaves, estão combatendo os incêndios, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Na última terça-feira (27), o Supremo Tribunal Federal (STF), determinou um prazo de 15 dias para o governo federal reforçar o combate ao fogo no Pantanal e na Amazônia. Em 10 de setembro, será realizada uma audiência para avaliar o cumprimento dessa medida, relacionada a três ações de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs).

No mesmo dia, o governo federal autorizou a formação de brigadas temporárias em municípios de 18 estados e no Distrito Federal, com equipes de 13 a 25 profissionais, além de contratar equipes especializadas que podem ser mobilizadas em menos de 24 horas.