21/11/2024 as 21:26
TURISMOPela primeira vez realizado em Aracaju, o evento recebe o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju e reúne 1.200 atletas de 12 países para competir no próximo domingo, 24.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Teve início na tarde desta quinta-feira, 21, a entrega dos kits aos atletas que vão participar de uma das maiores competições esportivas do continente: o Itaú BBA Ironman 70.3. Pela primeira vez realizado em Aracaju, o evento recebe o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju e reúne 1.200 atletas de 12 países para competir no próximo domingo, 24. A entrega dos kits, uma das primeiras etapas do evento, acontece no Ironman Village, um espaço oficial montado na Praça de Eventos da Orla de Atalaia. O local também serve como ponto de interação entre atletas, público e organização.
O Ironman Village ficará aberto até domingo, 24, e oferece uma série de serviços, como revisão de equipamentos, plantões para esclarecimento de dúvidas sobre o Congresso Técnico e suporte aos participantes, além de lojas de equipamentos e utensílios esportivos. Durante a abertura oficial do Ironman Village, que contou com as presenças do prefeito Edvaldo Nogueira, do governador Fábio Mitidieri e dos organizadores do Ironman, o espaço foi apresentado como um marco para Aracaju, não apenas como sede de uma competição de renome internacional, mas também como um polo de incentivo ao turismo e à economia local, consolidando a cidade como destino para eventos internacionais de grande porte.
Para a realização deste evento, a Prefeitura está mobilizando um esforço conjunto entre diversas secretarias e órgãos municipais, como as secretarias de Esporte e Juventude (Sejesp), Saúde (SMS), Turismo (Setur) e Defesa Social e Cidadania (Semdec). A infraestrutura abrange também a atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb).
Turismo aquecido
Atletas, empresários e turistas destacam o impacto positivo do evento para a cidade. Elisa Salomão Amador, atleta de Vitória (ES), disse estar ansiosa pela prova e enalteceu a capital sergipana pela hospitalidade. "Está vindo uma turma grande de Vitória e estamos bem confiantes, apesar de ser uma prova bem desafiadora. Chegamos hoje na cidade e vejo muita organização em Aracaju. Acredito que o esporte agrega muito para a cidade. Eu não conhecia Aracaju, estou conhecendo graças ao esporte e estou encantada”, disse.
Já Edson Cabral, atleta local, ressaltou a movimentação econômica. "Estou impressionado nesses últimos dias com a quantidade de pessoas que estão na cidade, movimentando o comércio, lojas de bicicleta, hotéis, restaurantes, costureiras, mecânicos de bike, fisioterapeutas, médicos. Está movimentando bastante e é um evento formidável. A Prefeitura, o Governo e os organizadores do evento estão de parabéns", elogiou.