04/12/2024 as 09:01

LONGA ESTIAGEM

Glória e Porto da Folha têm emergência decretada

Defesa Civil Nacional reconheceu o cenário causado pela longa estiagem

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Ministério da Integração e do De - senvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacio - nal, reconheceu, nessa terça-feira, 3, a situação de emergência em duas cidades do Sergipe afetadas por desastres. A porta - ria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O município de Nossa Senhora da Gló - ria enfrenta a estiagem, enquanto Porto da Folha, a seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a es - tiagem.

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Até o momento, Ser - gipe tem nove reconhecimentos vigentes, dos quais sete por estiagem e dois por seca. Foram afetados pela estiagem os mu - nicípios de Ibiassucê, Juazeiro e Uauá, na Bahia; Parambu e Tauá, no Ceará; Santa Helena, no Maranhão; Bananeiras, Ca - baceiras, Cacimba de Areia, Livramento, Manaíra, Matinhas, Passagem, Patos, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Princesa Isabel, Puxinanã, Tacima, Taperoá e Tenório, na Paraíba; Orobó e Verdejante, em Pernam - buco; Afonso Bezerra e Fernando Pedroza, no Rio Grande do Norte, e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. Já Jaguaretama, no Ceará; São José do Campestre e Upanema, no Rio Grande do Norte; Porto da Folha, em Sergipe, e Bandeira, Comercinho e Novorizonte, em Minas Gerais, enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuvas mais pro - longado do que a estiagem.

Na Bahia, Gandu foi castigada por fortes chuvas, assim como Conselheiro Pena, em Minas Gerais, e Pedras Grandes e São Do - mingos, em Santa Catarina. Por fim, a cidade de Rebouças, no Paraná, obteve o reconhe - cimento federal de situação de emergência devido a enxurradas. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Como solicitar recursos Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de esta - do de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de traba - lho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacio - nal avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.