17/12/2024 as 09:29

DESCASO

Professores de Poço Verde ainda não receberam salários de novembro

O município tem à frente de sua gestão o prefeito Iggor Oliveira, que termina seu mandato no dia 31 de dezembro.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Já são 17 dias de atraso e não há uma data fixa de quando professoras e professores da rede municipal de Poço Verde irão receber seus salários de novembro. O município tem à frente de sua gestão o prefeito Iggor Oliveira, que termina seu mandato no dia 31 de dezembro. “A situação em Poço Verde é crítica, é cruel. Já são 17 dias de salários atrasados e ainda há a possibilidade real de professoras e professores não receberem o salário de dezembro porque a prefeitura já fez uso de uma parte dos recursos do FUNDEB (recurso usado para pagamento de professores), do mês de dezembro para arcar com o décimo terceiro salário. E o salário de novembro ainda não foi pago.

O cenário é grave para os professores porque sabemos que contas não esperam, que as necessidades básicas não esperam, que comida tem que ser colocada na mesa todo o dia. Precisa ter uma medida urgente dos órgãos responsáveis contra o gestor municipal. Estamos na luta, mas também precisamos que os órgãos competentes façam sua parte”, cobra a professora Lúcia Morais. Na busca por respostas, a representante da categoria na região Centro Sul, professora Lúcia Morais, o dirigente do Sintese na região, professor Eduardo Rabelo e uma comissão de professores municipais, estiveram na prefeitura, e foram recebidos pelo secretário de recursos humanos de município.

O representante da prefeitura explicou que as folhas de pagamento da educação já estavam prontas e empenhadas, mas, no entanto, o recurso para pagar o salário de novembro aos professores e professoras não era suficiente e que, diante disso, a prefeitura havia feito a opção de pagar o 13º salário de professoras e professores que fazem aniversário nos meses de novembro e dezembro. Infelizmente, com o final do mandato, alguns prefeitos que não foram reeleitos ou não elegeram seus sucessores adotaram uma postura cruel contra a categoria, promovendo, segundo eles, uma total instabilidade com atrasos de salários e o não pagamento do 13º salário e do salário de dezembro.

O que torna a preocupação ainda mais severa e urgente é que, caso salário de dezembro não seja pago até o fim de 2024, professoras e professores de Poço Verde poderão ter dificuldades para conseguir receber estes valores. Diante desse cenário, o Sintese informou que tem cobrado aos órgãos responsáveis, Tribunal de Contas e Ministério Público, posicionamentos no intuito de punir prefeitas e prefeitos que não realizarem os pagamentos.