10/01/2025 as 14:32
EM JUNHOTemática deste ano, “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo”
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O município de São Cristóvão foi selecionado para integrar o circuito de sedes do 10º Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, realizado pelo Arquivo Nacional. O evento, que acontecerá no Cine Theatro Lar Imaculada Conceição, está inserido no cronograma do festival, com atividades programadas até junho de 2025. A temática deste ano, “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo”, busca abordar as interações entre humanidade, meio ambiente e memória coletiva.
A iniciativa vai promover eventos presenciais em oito cidades brasileiras, sendo apenas três no nordeste. Além de São Cristóvão, Natal (RN) e Salvador (BA) são as representantes nordestinas, as demais sedes são: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre e Santa Maria (RS), além de Manaus (AM). Na Cidade Mãe, o Arquivo em Cartaz vai acontecer no mês de março, em data que será divulga em breve nos canais digitais do Arquivo Nacional.
Adaílton Andrade, diretor do Arquivo Municipal, destacou o papel do Arquivo Público de São Cristóvão como referência em gestão documental e memória cultural. “A relevância do Arquivo Público de São Cristóvão como uma referência em preservação histórica e memória cultural é fruto da gestão municipal que, não apenas consolidou o arquivo como um espaço essencial para a gestão documental, mas também promoveu visibilidade para histórias e vozes antes marginalizadas, como marisqueiras, pescadores, benzedeiras, operários e outros personagens da comunidade local”, afirmou.
A agenda do Arquivo em Cartaz inclui exibições presenciais de filmes, oficinas como a Lanterninha Mágica e a conservação de filmes, além de debates sobre preservação de acervos audiovisuais e sonoros. A programação, que contará também com uma Mostra Acervos em plataforma streaming, visa atingir um público diverso, incluindo pesquisadores, profissionais de arquivos, estudantes e produtores culturais.
Com informações da Prefeitura de São Cristóvão