28/07/2025 as 10:26
NEÓPOLISO inquérito foi concluído com o indiciamento por crime de dano qualificado, cometido por motivo egoístico e com prejuízo significativo ao patrimônio público.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O filho da vice-prefeita de Neópolis, Pedro Leonardo Costa Pinheiro Vieira, conhecido como “Coxa”, foi formalmente indiciado pela Polícia Civil como autor do vandalismo que atingiu a caminhonete oficial modelo Hilux SW4 usada pelo prefeito Alysson Tojal. O ataque ocorreu no dia 21 de junho e foi registrado por câmeras de segurança. Nas imagens, Pedro aparece descendo de um carro e se dirigindo ao veículo estacionado, onde permaneceu por vários minutos.
Segundo o delegado Khertton Rafael, o tempo foi suficiente para causar os danos que geraram um prejuízo superior a R$ 10 mil. Mas o crime, segundo o inquérito, não foi motivado apenas por impulso ou desavença pessoal. A Polícia Civil apontou “inconformismo político” como uma das causas do ato, sugerindo que o episódio está inserido num cenário de tensão entre antigos aliados que hoje disputam espaço e poder. Testemunhas ouvidas durante a investigação relataram que Pedro teria dito que iria “resolver o problema” por conta própria, sem envolver os pais, “por serem políticos”. A frase chamou a atenção da polícia e foi interpretada como uma tentativa de proteger a mãe, a vice-prefeita, de um escândalo inevitável. A defesa do acusado tenta minimizara situação. Em nota, os advogados de Pedro afirmam que ele “não se recorda”do ocorrido.
Mesmo assim, o inquérito foiconcluído com o indiciamento por crimede dano qualificado, cometido por motivoegoístico e com prejuízo significativo aopatrimônio público. O caso escancarou o clima de rupturapolítica dentro da gestão municipal eexpôs fissuras entre o prefeito e sua vice,até então vistas como uma chapa unida. Osilêncio da vice-prefeita sobre o episódiotem gerado especulações e alimentado oclima de instabilidade nos bastidores dopoder em Neópolis.