30/07/2025 as 16:16
CONFIRA A PROGRAMAÇÃOProgramação inclui exposição, reinauguração do Museu Histórico de Sergipe e apresentações musicais
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
No dia 1º de agosto, a Praça São Francisco celebra 15 anos desde que recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para comemorar essa conquista, a Prefeitura preparou uma programação cultural que inclui exposição, reinauguração do Museu Histórico de Sergipe e apresentações musicais.
Programação
15h - Abertura da Exposição “Por vir é agora: 15 anos de Chancela da Praça São Francisco”, no Iphan
19h - Solenidade oficial de entrega da restauração do Museu Histórico de Sergipe
20h - Cidade Seresta, com shows de Odair José, Lene Hall e Tatah Santana
A Prefeitura também realizará uma entrega de homenagens a personalidades importantes para o mantimento da cultura ao entorno do patrimônio. Como parte integrante do conjunto arquitetônico da Praça São Francisco, o local, que é a instituição museal mais antiga do estado, faz parte do espaço tombado.
Chancela de Patrimônio Mundial da Unesco para a Praça São Francisco
Com a chancela concedida pela Unesco em 2010, a Praça São Francisco consolidou-se como um dos mais relevantes conjuntos históricos do Brasil, símbolo da preservação da memória coletiva e dos traços urbanos e arquitetônicos coloniais. Ao receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, São Cristóvão passou a integrar um seleto grupo de apenas 15 bens culturais brasileiros reconhecidos internacionalmente, sendo incluída também na Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM).
A chancela da Unesco reconhece bens culturais e naturais de valor universal excepcional, com o objetivo de proteger e preservar esses locais para as futuras gerações. Trata-se de um esforço internacional para valorizar patrimônios que são marcos importantes para a identidade dos povos e que devem ser considerados heranças de toda a humanidade.