10/06/2019 as 17:03

EDUCAÇÃO

Sisu 2019.2 divulga lista dos aprovados; saiba como consultar

Nesta segunda edição de 2019 foram ofertas 59 mil vagas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os mais de 575 mil candidatos que se inscreveram nas mais de 59 mil vagas do Sisu 2019.2 já podem consultar o resultado do processo seletivo. Divulgado na tarde de hoje (10), os candidatos devem acessar a Página do Participante, local onde realizaram as inscrições, e visualizar se foi aprovado em uma das duas opções pretendidas. A lista também será divulgada nos sites das 76 Instituições de Ensino Superior (IES) que aderiram ao processo seletivo neste semestre de 2019.

Como já informou o cronograma do Sisu, matrícula acontece a partir desta quarta-feira (12) e segue até a próxima segunda-feira (17). Para não perder as vagas, os candidatos devem verificar o edital e consultar junto às instituições para as quais foram aprovados as datas, horários, unidades de ensino e documentos que devem ser apresentados para a realização da matrículas.

Quem não foi aprovado nesta primeira etapa deve ficar atento. A lista de espera do SiSU.2 está disponível a partir de amanhã (11) para manifestação de interesse dos candidatos. De acordo com o site do processo seletivo, “a lista de espera é única e compreende ampla concorrência, reserva da Lei nº 12.711/2012 e facultativamente, demais ações afirmativas”. Só poderá realizar o procedimento quem não foi selecionado nas opções de vagas cadastradas. O resultado será disponibilizado em 19 de junho, pela instituição de ensino. As convocações dos selecionados também ficará a cargo de cada uma das IES participantes.

O que é o SISU

O SISU é um processo seletivo informatizado, viabilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para ingresso em instituições públicas de ensino do país. São realizadas duas seleções por ano, com que permitem o ingresso na graduação ao longo do primeiro e do segundo semestre. A seleção acontece de acordo com a nota alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e cadastrada no sistema. A classificação dos candidatos é disponibilizada em ordem decrescente de pontuações, até o limite de vagas disponibilizadas por IES, curso, campus e modalidade de concorrência.

Além do SiSU, também adotam a nota do Enem o Programa Universidade para Todos (Prouni), cujas inscrições começam amanhã (11) e seguem até esta sexta-feira (14); e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que inscreve os candidatos entre 25 de junho e 1º de julho de 2019.

Agência Educa Mais Brasil

Foto: Divulgação