16/08/2019 as 16:51

NÃO PERCA O PRAZO

Etapas do Prouni e Fies são adiadas; confira novas datas

Instabilidade nos portais fez com que o MEC mudasse o calendário

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Termina na próxima segunda-feira (19) o prazo para os candidatos não matriculados em instituição de ensino superior (IES) as quais têm interesse concorrerem às bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). As vagas são destinadas ainda para o segundo semestre deste ano e foram disponibilizadas devido as desistências dos candidatos pré-selecionados ou por falta de documentação.

Inicialmente o prazo se encerraria hoje (16), mas, por conta de uma instabilidade nos portais entre 5 e 7 de agosto, o Ministério da Educação (MEC) vai dar mais tempo a estudantes e instituições. Outro programa que teve seu prazo adiado foi o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Neste caso, o período que as Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das IES têm para validar as informações prestadas por estudantes pré-selecionados na lista de espera do Fies passou de 5 a 9 de agosto para esta sexta-feira (16). 

Podem concorrer às bolsas remanescentes do programa os brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota superior a 450 pontos e sem ter zerado a prova de redação. Também estão aptos os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e que não tenham participado do Enem podem se inscrever às bolsas de estudo em cursos de licenciatura.

O prazo final para inscrição de candidatos já matriculados na instituição de educação superior em que deseja se inscrever não teve mudanças. Ele se encerra no dia 30 de setembro. Quem for selecionado deverá comparecer na instituição de ensino nos dois dias úteis subsequentes ao da inscrição para comprovar as informações prestadas. Caso a inscrição não seja confirmada, a bolsa volta a ficar disponível no sistema.