27/12/2019 as 14:27

RANKING

Confira os nomes mais registrados em Sergipe em 2019

Enzo Gabriel e Maria Cecília estão na lista dos preferidos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 

Escolher o nome de um bebê é uma tarefa complicada, que pode gerar dúvidas. Talvez essa dúvida, seja uma explicação para o ranking dos nomes mais escolhidos em 2019. Tanto no Brasil, como no Sergipe, cada vez mais pais e mães têm escolhido dois nomes para dar a seus filhos no momento do registro de nascimento.

Em 2019, os nomes compostos foram a preferência dos sergipanos e ocuparam as 10 primeiras colocações do ranking estadual, com destaque para Enzo Gabriel, primeiro colocado, com 323 registros, João Miguel, na segunda posição, com 230, e Maria Cecilia, terceira colocada, com 200 registros. Veja abaixo o ranking estadual completo.

 

Não gostei do nome, posso mudar?

Mesmo com tamanha boa vontade dos pais na escolha do nome, há quem não goste do seu. Mesmo que, em regra, o nome seja imutável, existem exceções em lei onde a alteração é possível. Ela pode ser feita direto em Cartório quando a pessoa completa a maioridade – entre 18 e 19 anos – sem qualquer motivação, desde que não prejudique os sobrenomes de família. O mesmo vale para a pessoa transgênero/transexual. Também é possível a correção de nome, quando for comprovado erro evidente no registro.

Alterações possíveis no sobrenome podem acontecer quando a pessoa viúva solicita ao Cartório para que volte a utilizar o seu nome de solteiro(a), mediante apresentação de certidão de óbito do cônjuge, ou quando os pais de filhos menores pedem, em conjunto, a inclusão de sobrenome, nos casos em que o nome registrado originalmente não refletir todas as linhagens familiares.

No casamento, é possível a inclusão de sobrenome do cônjuge, assim como no ato de reconhecimento de paternidade/maternidade - biológica ou socioafetiva - também é possível incluir sobrenome do pai ou da mãe, o mesmo ocorrendo na escritura de união estável, com posterior registro no Cartório de Registro Civil.

As demais alterações, como exposição do nome ao ridículo ou proteção a testemunhas, só podem ser feitas via procedimento judicial.

 

10 NOMES MASCULINOS MAIS FREQUENTES EM SERGIPE

Enzo Gabriel – 323
João Miguel – 230
Pedro Henrique – 125
João Guilherme – 112
João Pedro – 102
Arthur Miguel – 80
Arthur Gabriel – 77
João Lucas – 72
João Gabriel – 70
Antonhy Gabriel - 62

 

10 NOMES FEMININOS MAIS FREQUENTES EM SERGIPE

Maria Cecilia – 200
Maria Clara – 177
Maria Julia – 167
Maria Eduarda – 161
Maria Alice – 140
Maria Luiza – 134
Maria Valentina – 112
Maria Heloisa – 99
Ana Julia - 98
Maria Vitória – 98

 

|Fonte: Arpen/Brasil