17/07/2020 as 08:26

REABERTURA

INSS retoma atendimento presencial em 3 de agosto com medidas de prevenção

Uma série de precauções foram adotadas e só serão atendidos usuários que possuem agendamento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Desde o mês de março, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) suspendeu o atendimento presencial em suas agências devido às medidas adotadas para enfrentamento da pandemia da Covid-19, o que acabou prejudicando alguns processos que estavam em andamento.

Com a suspensão dessas atividades, os requerimentos de serviços previdenciários e assistenciais vinham sendo realizados, exclusivamente, por meio de dois canais remotos: Meu INSS e a Central de atendimento 135. Já os serviços de reabilitação profissional e serviço social aguardavam a reabertura das agências, que deve acontecer no próximo dia 3 de agosto.

Para que isso ocorra com tranquilidade e segurança dos servidores e usuários, o INSS estabeleceu uma série de medidas que devem ser obedecidas em todos os estados do Brasil. De acordo com o gerente executivo do INSS em Aracaju, Raimundo Brito, somente serão atendidos usuários que tiverem feito agendamento através dos canais ofertados pelo órgão.

“Só serão atendidos segurados que estejam com agendamento, não haverá atendimento de demanda espontânea. Os canais remotos - 135, Meu INSS e os plantões de dúvida seguirão atuando para atender ao público. As agências estão sinalizadas de modo a respeitar o distanciamento social mínimo. Além disso, haverá triagem ativa nas filas e quem não estiver agendado será informado que não será atendido e que busque os canais remotos para sanar as dúvidas ou realizar o agendamento”, pontua Raimundo. 

Dentre as medidas também estão a aferição de temperatura dos usuários na entrada das unidades e a distribuição de dispenser de álcool gel em todas as unidades para os servidores e usuários. Por medida de segurança, os bebedouros estarão interditados para uso, sendo necessário que os segurados levem a própria água.

“Serão instaladas caixas em todas as agências para que o segurado que estiver com dificuldades para cumprir as exigências possam deixar a documentação necessária ao requerimento. Não será necessário agendamento para esse serviço, o usuário simplesmente deixará as cópias dos documentos nas caixas e o INSS promoverá a digitalização”, explica o gerente executivo.

Ainda de acordo com o gestor, todos os protocolos de segurança serão cumpridos pelos servidores, estagiários e terceirizados para a proteção dos usuários, inclusive com a distribuição de máscaras para aqueles usuários que não a possuem, pois só entrará nas agências quem estiver agendado e de máscara. O INSS também está buscando parceria com as prefeituras para sanitização das ruas no entorno das agências.

|Da equipe JC

||Fotos: André Moreira