29/10/2020 as 10:47

APONTA GRÁFICO

Quantidade de servidor público municipal é maior do que estadual e federal

Na visão do economista sergipano, Luís Moura, isso representa dois efeitos importantes, sendo um negativo e o outro positivo. Confira na matéria abaixo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ontem, 28 de outubro, foi comemorado o Dia do Servidor Público, e com isso, o economista e dirigente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE), Luís Moura, fez uma análise no quantitativo de trabalhadores do serviço público nas esferas estadual, municipal e federal no Brasil.

A partir de um gráfico com análise do servidor público desde a década de 60 até os dias atuais, foi possível verificar que a quantidade de trabalhadores da gestão pública municipal ultrapassou os das gestões estaduais e federais.

“Na década de 60, a maioria dos servidores públicos eram os federais. Eles representavam 50% dos servidores públicos. Ao longo do tempo os municipais ultrapassaram. Isso trouxe dois efeitos importantes. O primeiro deles que eu considero positivo foi aproximar o serviço público da população, como educação e saúde, que são os dois serviços municipais oferecidos”, avalia Moura.

Por outro lado, o efeito negativo reflete a queda de salário dos servidores, segundo analisa o economista. “Os servidores municipais geralmente ganham menos do que os estaduais e do que os federais. Os estaduais ganham menos do que os servidores federais. Ao transferir serviços públicos para o município sem uma contrapartida de volume de recurso, os municípios recepcionaram esses serviços, mas, os salários desses servidores, com raras exceções, não são os mesmos do estado e união”, disse.

É possível, na visão de Luís Moura, que para a categoria da Educação, por meio do novo Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica (Fundeb), possa haver possibilidade de correção salarial destes servidores.  

|Da redação do JC Online

||Foto: Divulgação