15/12/2020 as 14:43

EDUCAÇÃO

Encceja: estudante que não justificar ausência em prova pagará taxa

Quem faltou em 2019 precisa justificar até 20 de dezembro para fazer o Encceja 2020 com isenção

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Estudantes que vão fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 precisam justificar a ausência no exame do ano passado, sob punição de pagar taxa de inscrição de R$40. A justificativa deve ser feita através do site até o dia 20 de dezembro.

No ato da justificativa o candidato deverá detalhar o motivo da ausência e comprovar por meio de documentos. Serão aceitos somente arquivos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.

Os faltantes que não justificarem ou tiverem a justificativa negada terão que pagar uma taxa caso queiram participar do Encceja 2020. O resultado dos pedidos será divulgado no dia 28 de dezembro e quem tiver a solicitação negada poderá entrar com recurso até o dia 4 de janeiro de 2021. 

Os motivos que são aceitos como justificativa incluem acidente de trânsito, assalto ou furto, casamento, morte na família, emergência médica, maternidade ou paternidade, trabalho, privação de liberdade (prisão) e atividade curricular.

Inscrições

As inscrições para o Encceja 2020 poderão ser feitas entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021, de forma gratuita, pela internet. As provas serão aplicadas no dia 25 de abril de 2021, um domingo. Os participantes poderão fazer as provas em todos os estados e no Distrito Federal.

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada e desejam obter o certificado de ensino fundamental ou médio. Para ensino fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, no caso, 25 de abril de 2021, e 18 anos para ensino médio.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil