30/03/2021 as 15:05

EDUCAÇÃO

Após divulgação das notas do Enem, estudantes se preparam para o Sisu 2021

Inscrições no Sistema de Seleção Unificada começam em 6 de abril

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 

Com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, feita na noite de ontem (29), agora, os candidatos se preparam para usar a nota do exame para tentar uma vaga em universidade federal pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.1. O programa oferece vagas para cursos de graduação em universidades públicas de todo o Brasil. As inscrições do Sisu começarão na próxima terça-feira, dia 6 de abril.

Para essa edição do Sisu, serão disponibilizadas 209.190 mil oportunidades, distribuídas em 5.685 mil cursos de 110 instituições.

Para participar, é obrigatório que o candidato tenha feito o Enem 2020, sem ter zerado a nota da redação. Enquanto as inscrições não forem abertas, é possível conferir um pouco mais do processo seletivo e como ser mais estratégico para aproveitar melhor as chances de garantir uma vaga.

Consulte as vagas disponíveis

Mesmo antes das inscrições começarem, o MEC libera consultas às vagas que estarão disponíveis no Sisu. Conferir todas as ofertas é o primeiro passo para analisar as possibilidades em relação à vaga no curso e instituição que deseja ingressar. Dá para conferir as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos.

“Os dados disponíveis para consulta ainda são preliminares, pois podem ser alterados pelas instituições que aderiram a essa edição do Sisu até, no máximo, a véspera da abertura das inscrições”, explicou, em nota, o Ministério da Educação (MEC).

Use um simulador de notas

Um recurso para auxiliar os estudantes é o simulador de notas do Sisu. Por meio dele, inserindo a nota do Enem 2020, é possível simular um contexto de aprovação ou não no curso de interesse, tendo como base as notas de corte da última edição do Sisu. O Educa Mais Brasil, programa de bolsas de estudo, disponibiliza em seu site um simulador do Sisu gratuito. Para utilizá-lo, basta preencher os campos com nome da cidade, nome do curso que deseja ingressar e a nota do Enem.

Confira a nota de corte diariamente

As notas de corte do Sisu são atualizadas diariamente após o início das inscrições. Essa nota é a menor pontuação necessária para conseguir ser selecionado no curso. É importante verificá-la, pois, a cada dia o sistema pode receber novas inscrições para o mesmo curso na mesma instituição e, com isso, a nota de corte pode variar a cada dia.

Caso ela esteja muito distante da sua média, por exemplo, a nota de corte para o curso chegar a 800 e a sua média for 700, será possível mudar a opção de curso até o fechamento da inscrição, escolhendo outra oportunidade mais próxima da sua nota.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil