17/07/2024 as 15:00

MEIO AMBIENTE

Mudanças climáticas têm impacto negativo na agricultura, aponta estudo

Uso de insumos pode contaminar água e contribuir para escassez hídrica.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mudanças climáticas têm impacto negativo na agricultura, aponta estudoHélio Filho/Secom

Os dados consolidados do Sumário para Tomadores de Decisão do Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos destacam a contribuição do setor para o Produto Interno Bruto (PIB), o conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país em um determinado período. O relatório completo está em fase final de elaboração e deve ser divulgado no começo de setembro.

O professor Gerhard Ernst Overbeck, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, alerta sobre os impactos negativos da agricultura convencional, como a contaminação da água e a escassez hídrica, que ameaçam a própria produção agrícola e são exacerbados pelas mudanças climáticas e desmatamento na Amazônia.

O agronegócio é responsável por 27% do PIB e 20% dos empregos formais no Brasil, caracterizado por monoculturas de larga escala e uso intensivo de insumos. A diversidade agrícola e a produção familiar também são afetadas pela expansão agrícola, que reduz a vegetação nativa e ameaça a biodiversidade.

O relatório, elaborado por 100 profissionais de diversas áreas, visa influenciar gestores e líderes a adotarem práticas agrícolas mais sustentáveis. As propostas incluem a aplicação da Lei de Proteção da Vegetação, incentivos econômicos para práticas sustentáveis, restauração de áreas de preservação, e sistemas de rastreabilidade de cadeias produtivas.

Os pesquisadores também destacam a necessidade de transformação nos sistemas de produção agrícola, com incentivo e disseminação de práticas sustentáveis para alcançar agricultores vulneráveis, melhorar a qualidade de vida e manter a biodiversidade e serviços ecossistêmicos.

 

Com informações da Agência Brasil