03/09/2024 as 15:04

LEIA

Confira o que Musk postou no X após a rede ser banida no Brasil

Aplicativo começou a sair do ar no Brasil na madrugada do dia 31 de agosto.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após o bloqueio do X (antigo Twitter) no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o empresário e dono da rede sociaal, Elon Musk fez uma série publicações sobre a suspensão. Vale lembrar que a empresa também não pagou multas acumuladas em cerca de R$ 18 milhões por não remover perfis que divulgavam informações falsas e atacavam instituições democráticas. As multas acumulam cerca R$ 18 milhões.

Em uma publicação, Musk escreveu que, “obviamente”, Moraes “não precisa obedecer às leis dos EUA, mas precisa obedecer às leis de seu próprio país”. Na publicação, o empresário chamou o ministro do STF de “ditador” e “fraude”. 

 

Em outro post, o empresário disse que o “povo brasileiro saberá” dos “crimes” de Moraes, “não importa o quanto ele tente evitar”

 

Musk voltou a comparar o magistrado ao vilão do personagem Harry Potter, Voldemort.

 

Musk repostou também um vídeo em que Michael Shellenberger afirma que o governo brasileiro financia “diretamente” veículos de imprensa. O jornalista norte-americano publicou, em abril de 2024, documentos com acusações contra Moraes por suposta censura. No texto que acompanha as imagens, Shellenberger escreveu que “o totalitarismo” de hoje é “mais perigoso” que o do passado, representado por “tanques e tortura”. 

“Exatamente”, respondeu Musk.

O X havia fechado seu escritório no Brasil no dia 17 de agosto, alegando ameaças de prisão contra sua representante legal. A empresa justificou que não seguiria mais as ordens de Moraes, considerando-as ilegais. Elon Musk, dono do X, também fez críticas públicas a Moraes.

Além disso, o ministro bloqueou contas da Starlink, outra empresa de Musk, por causa da falta de um representante legal do X no Brasil. A Starlink planeja recorrer contra a decisão.