26/01/2018 às 07h29 - Turismo

Conheça as principais rotas de trens turísticos do Brasil

De Norte a Sul do Brasil, viajantes têm opções diversas para conhecer e admirar riquezas nacionais pelas janelas de marias fumaças ou veículos mais modernos.

Por: Governo do Brasil

De Norte a Sul do Brasil, viajantes têm opções diversas para conhecer e admirar riquezas nacionais pelas janelas de marias fumaças ou veículos mais modernos, conheça as principais rotas de trens turísticos do país.

 

Foto: Divulgação
Trem do Corcovado

 

Trem do Corcovado

 

Em 2017, trens turísticos em operação no Brasil transportaram mais de 3 milhões de pessoas, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), Adonai Filho. O maior deles, o do Corcovado, chega a ser escolhido por 1 milhão de pessoas por ano.

 

 

Inaugurado em 1884, o trem fica localizado no alto do Morro do Corcovado, área onde fica a estátua do Cristo Redentor. As pessoas são levadas ao local da estátua pela Estrada de Ferro do Corcovado, a qual, segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, é o passeio turístico mais antigo do País e atravessa a maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Tijuca. Ingressos e demais informações disponíveis na página tremdocorcovado.com.br.

 

Trem do Forró

 

Esse passeio é ideal para quem aprecia a cultura nordestina e quer mergulhar nesse mundo de cores, sabores e ritmos. Ao longo do percurso de 84 km, que vai de Recife (PE)  ao Cabo de Santo Agostinho (PE), só não vale ficar parado: todos os vagões contam com muito forró pé-de-serra e até com trios de forrozeiros, proporcionando diversão ao vivo para quem estiver a bordo.

 

 

A imersão no universo nordestino é completa: com o cenário do agreste brasileiro como pano de fundo, os passageiros do trem são contemplados com o gostinho de Pernambuco e do resto da região: canjica, pamonha, pé de moleque, milho cozido e bolo de rolo são algumas das opções. Ingressos e mais informações em www.tremdoforro.com.br.

 

Foto: Divulgação
Trem do Vinho

 

Trem do Vinho

 

A imersão cultural dentro dos vagões também existe na região Sul do País. No passeio de 24 km pela Serra Gaúcha, os passageiros também desfrutam de experiências gastronômicas: na estação de Bento Gonçalves, de onde sai um dos percursos do trem, os viajantes participam de uma degustação de vinho.

 

 

Em Garibaldi (RS), uma das paradas, os viajantes são recebidos com música gaúcha e italiana, e participam da degustação de suco de uva e espumante moscatel. Ingressos e mais informações em www.mfumaca.com.br.

 

Trem da Serra do Mar Paranense

 

O percurso de 110 km que liga Curitiba (PR) a Paranaguá (PR) é uma exibição de obras de arte da arquitetura e engenharia, com túneis, vales, pontes e viadutos escavados em rocha sólida. Os principais são a Ponte São João, com 55 metros de extensão; o Viaduto do Carvalho; e o túnel Roça Nova, que tem 457 metros de extensão e fica 900 metros acima do nível do mar. Ingressos e mais informações em serraverdeexpress.com.br.

 

Trem da Serra da Mantiqueira

 

A Maria Fumaça que opera na cidade de Passa Quatro, no sul de Minas Gerais, parte da histórica estação ferroviária, com uma parada para compras na Estação do Manacá, seguindo até à Estação Cel. Fulgêncio, no alto da Serra da Mantiqueira, junto à entrada do túnel na divisa de MG/SP.

 

 

A ferrovia foi inaugurada por D. Pedro II, no século XIX e a principal recompensa para quem escolhe esse trecho é o cenário composto por trechos conservados de Mata Atlântica, vales e riachos. Ingressos e mais informações em www.tremdaserradamantiqueira.com.br.

Comentários

comments powered by Disqus