27/12/2017 às 15h23 - Cultura

Galeria J. Inácio lança exposição em comemoração aos 36 anos

Edital de Ocupação 2018 do espaço está com inscrições abertas até fevereiro.

Foto: Divulgação
Em 2017, seis exposições foram realizadas através de edital

 

Obras de grandes nomes das artes visuais compõem a nova mostra coletiva da Galeria J. Inácio, que será lançada hoje, 27, às 10h. A “Exposição Comemorativa – 36 anos da Galeria J. Inácio” apresenta o acervo permanente da unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), fazendo referência ao aniversário da Galeria, comemorado no dia 10 de dezembro.

 

Na abertura da exposição será apresentada, no auditório da Biblioteca Púbica Epifânio Dória (BPED), uma retrospectiva dos 36 anos da Galeria, rememorando os momentos mais marcantes de sua trajetória. Em seguida o público será convidado para um coffe break, antes da visitação à exposição, que ficará aberta ao público até o dia 15 de janeiro.

 

A mostra conta com peças de 24 artistas entre pinturas em telas, esculturas, fotografia e graffiti. Participam da exposição: Adauto Machado, Eurico Luiz, J. Inácio, Gervásio Teixeira, Otávio Luiz, Zeus, Alan Adi, Fábio Sampaio, Bosco Rollemberg, Dilson, Flávio Antonini, Caã, Elias Santos, Roberto Müller, Adriana Dantas, Crec Leão, Alesandra Cunha, Leonardo Alencar, Alef, Everton Santos, Antônio da Cruz, Jacira Moura, Sueli Nielsen e Daniel Pinho.

 

A Galeria de Arte J. Inácio foi inaugurada em 1981 pelo Governo de Sergipe. Em sua primeira exposição, recebeu obras do artista plástico Ronaldo Gomes de Oliveira, o “Caã”, filho de J. Inácio. Ocupando o hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória, no bairro Treze de julho, em Aracaju, a Galeria já abrigou centenas de exposições individuais e coletivas com trabalhos dos mais consagrados artistas sergipanos e do Brasil, além de artistas de outros países. O espaço também foi cenário de diversos lançamentos de livros e catálogos culturais.

 

Em 2015, a J. Inácio passou por um processo de revitalização com novos equipamentos de iluminação, ventilação e ambientação adequada para retomar as exposições, receber artistas e visitantes. A reinauguração aconteceu no dia 14 de maio, com a mostra “Sergipe, cor e cultura” do artista plástico Adauto Machado. A Galeria está localizada na Rua Vila Cristina, S/N, bairro Treze de Julho.  

 

Ocupação 2018


Pelo terceiro ano consecutivo, as exposições que ocorrerão na Galeria de Arte J. Inácio serão definidas através de um processo seletivo democrático. Ontem, 26, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) publicou no Diário Oficial do Estado, o Edital de Ocupação da Galeria, que irá receber propostas de artistas sergipanos e de todo o país para expor ao longo de todo ano de 2018. 

 

O objetivo do edital é estimular a produção emergente em artes visuais, em âmbito nacional, por meio da realização de exposições e divulgação do trabalho dos artistas, visando proporcionar à sociedade eventos culturais relevantes, além de promover a formação de público para as artes. 

 

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, a proposta segue com continuidade em mais um ano, por ser uma forma democrática e transparente, onde artistas iniciantes ou profissionais tem vez. “Encontramos uma política de editais muito bem consolidada na Secretaria da Cultura, e temos certeza que estaremos no caminho certo quando damos continuidade a isso”, pontuou. 

 

Editais anteriores


Durante 2016 foram realizadas seis exposições através do edital, mesma quantidade realizada em 2017. Todas as exposições foram financiadas com recursos do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart) e nesta edição também serão selecionadas seis propostas de exposições, individuais ou coletivas. A premiação, para 2018, será de R$ 7 mil para cada mostra selecionada. 

 

Poderão participar propostas de arte contemporânea nas modalidades: artes visuais (design, fotografia, artes plásticas, quadrinhos e grafite), arte eletrônica, objetos, instalações e artes populares. As inscrições para a seleção são gratuitas e já estão abertas até o dia 9 de fevereiro. As informações completas do edital encontram-se no site da Secretaria da Cultura.

 

Comentários

comments powered by Disqus